A equipe oficial da Aprilia anunciou agora a pouco a contratação de Jorge Martin para a temporada 2025 de MotoGP. O espanhol correrá no lugar de Aleix Espargaró e isso significa que Marc Márquez vai mesmo para a Ducati de fábrica.
Menos de duas horas depois de a imprensa britânica vir com a informação de que a Ducati havia escolhido Márquez para ocupar a vaga de Enea Bastianini para 2025, a Aprilia confirmou a contratação de Martin, o que evidencia que os rumores eram verdadeiros.
O anúncio veio através de um vídeo gravado na tarde de hoje (3) durante os testes que a MotoGP está realizando em Mugello: “Deixem-me apresentar-lhes o novo piloto da Aprilia que substituirá Aleix Espargaró”, momento em que uma porta se abre.
“Jorge é um alicerce para alcançar o objetivo que todos almejamos com grande desejo na Aprilia Racing”, disse o chefe da Aprilia, Massimo Rivola. “Graças ao Dr. Michele Colaninno por esta oportunidade, conversamos no domingo à noite e sem perder tempo tomamos essa decisão.“
Martin, uma descoberta da KTM, ingressou na MotoGP em 2020 pela Pramac Ducati com a promessa de estar em na equipe de fábrica em dois anos, o que não aconteceu. Os italianos escolheram Bastianini e o espanhol não teve senão permanecer na equipe satélite mais dois anos.
Após brilhar no ano passado, quando chegou até a última etapa com chances de conquistar o título, Martin está na liderança do campeonato deste ano, a frente de Bagnaia e Márquez. O que o fez elevar o seu nível de exigências. Para 2025, era a equipe de fábrica ou estava de saída da Ducati.
Após um fim de semana agridoce no GP da Itália, onde caiu sozinho na Sprint Race do sábado (1ª) e foi ultrapassado por Bastianini na última curva da última volta no domingo (2), Martin foi definitivamente preterido pela cúpula da Ducati em favor de Márquez.
O movimento seguinte foi como esperado: Martin assinou com a Aprilia, que atualmente é a segunda moto mais competitiva da MotoGP e a única além da Ducati a ter vencido corridas nesta temporada. Lá, o espanhol fará dupla com o conterrâneo Maverick Viñales. A duração do contrato não foi dita.