Andrea Dovizioso se mostrou surpreso com o próprio desempenho que lhe garantiu a segunda vitória consecutiva hoje (11) no Grande Prêmio da Catalunha. O italiano disse que conservar os pneus foi a chave para a vitória.
Após largar na sétima posição, Dovizioso foi progredindo pouco a pouco até ultrapassar Dani Pedrosa quando faltavam nove voltas para a bandeirada. Na entrevista após a corrida, o italiano disse que mesmo administrando o ritmo, seus pneus já estavam no fim.
“Nós percebemos que o grip era tão ruim e o consumo do pneu traseiro tão alto, que não deveríamos nos concentrar apenas na velocidade. E quando começamos a corrida, ninguém podia forçar para poupar os pneus. Eu passei alguns pilotos e estava atrás de Dani e decidi ficar lá. Ele salvou o pneu traseiro bem e eu também, mas consegui conservar o dianteiro. Eu não sabia o que estava acontecendo atrás, se alguém puderia nos pegar, porque nosso ritmo não era muito alto. A dez voltas até o final, tentei forçar, mas quando fiquei em primeiro percebi que o pneu já tinha acabado! Mas foi o mesmo para todos. É estranho, porque nunca havia ganho por não forçar 100%!”(Andrea Dovizioso)
Com a segunda vitória em sete dias e a má posição de chegada do líder do campeonato Maverick Viñales, apenas o décimo colocado, Dovizioso reduziu a diferença que o separava do espanhol para apenas sete pontos: 111 a 104. O italiano, no entanto, afirma não estar pensando em brigar pelo título.
“Ninguém pode entender o futuro, especialmente este ano. Toda etapa é uma história diferente. Não estou focado no campeonato, estou muito focado no desenvolvimento da moto. Este fim de semana foi estranho para todos, mas nós conseguimos da melhor maneira e tive uma estratégia perfeita. Não esperava ser competitivo aqui e ganhei… Eu só quero relaxar na minha posição. Conheço muito bem os aspectos positivos e negativos da moto e quero aproveitá-los ao máximo em todas as corridas. Mas eu sou realista – não acho que possamos lutar pelo campeonato, ainda está faltando alguma coisa.”
Essa foi apenas a quarta vitória de Dovizioso na MotoGP, categoria que participa desde 2008. A primeira foi no Grande Prêmio da Inglaterra de 2009 e a segunda demorou sete longos anos, acontecendo apenas no Grande Prêmio da Malásia do ano passado.