Apesar dos recentes problemas, a Honda não desistiu de instalar airbags em motocicletas. Pelo contrário: a marca japonesa está trabalhando em um novo sistema, especificamente desenvolvido para o motociclismo.
Ao invés de circular com em um carro, o saco inflável é bem maior, se abrindo para cima e para os lados, tentando cobrir a área de uma colisão frontal, onde o motociclista é projetado para a frente em um ângulo muito mais aberto, conforme a imagem mostra.
Outra novidade é que o sistema será providenciado pela marca sueca Autoliv, em vez da problemática Takata Corporation, cujos airbags defeituosos moveram um gigantesco Recall, não apenas da Honda, mas de dezenas de marcas automotivas no último ano, envolvendo mais de 18 milhões de veículos.
Até o momento, foram dois recalls: um em 2016 e outro no começo desse ano, para corrigir o insuflador do airbag, que poderia jogar fragmentos de metal no motociclista, causando ferimentos graves ou até morte. O sistema, presente em muitos carros, também está na Honda GL1800 Goldwing, desde o modelo 2006.
Apesar dos contratempos, a Honda Motor Company quer continuar trabalhando em sua política de aprimoramento de segurança e na última reunião, realizada em Tóquio, entre 7 e 9 de julho, apresentou o novo protótipo de airbag montado em um scooter PCX. A novidade deve ser introduzida na próxima geração da Goldwing.
Leia também
Honda GL1800 Goldwing 2018: novas informações
Yamaha apresenta nova Star Venture, para concorrer com Honda GoldWing
BMW surpreende e apresenta nova K1600 “Bagger”