A Yamaha Motor Company está com um novo CEO, Katsuaki Watanabe. O executivo assumiu as funções de Yoshihiro Hidaka, que teria sido esfaqueado com uma faca por sua filha há duas semanas.
De acordo com as autoridades japonesas, Hidaka teria sido atacado em sua casa na cidade de Iwata por volta das 3h00 da manhã de segunda-feira, 17 de setembro, por sua filha Hana, de 33 anos, ferindo o braço esquerdo no processo.
Mas, segundo alguns meios de comunicação, como o Japan Times, foi Hana quem chamou a polícia e foi posteriormente presa por suspeita de tentativa de homicídio, embora ela tenha indicado que estava se defendendo. O caso está sendo investigado pela polícia japonesa.
Hidaka, que trabalha na Yamaha desde 1978 e presidia a empresa desde 2018, renunciou ao cargo e suas funções serão assumidas imediatamente por Katsuaki Watanabe, que ingressou na companhia em 1982 e desde 2011 ocupa cargos diretivos de alto escalão.
Watanabe, por exemplo, já atuou como presidente do conselho de administração e gerente geral após uma reorganização em 2021, quando as vendas da Yamaha pararam de crescer durante a pandemia. O executivo assumirá suas novas funções a partir de 1º de outubro de 2024.