O planejamento da KTM para entrar na MotoGP em 2017 continua a todo vapor. Agora, eles revelaram que, assim como a Honda pretendem fazer uma versão para as ruas do modelo RC16, a partir de 2018.
A revelação foi feita por Pit Beirer, chefe da KTM Motorsport ao site alemão Speed Week. O dirigente afirmou que a ideia partiu do CEO, Stefan Pierer, considerado o principal responsável pelo renascimento da marca laranja nos últimos anos.
O modelo seria uma réplica fiel ao modelo que competirá na MotoGP, ou seja, com um motor de 1000 cm³ de quatro cilindros em V e quadro de treliça tubular. Até o slogan (Ready To Race) e o preço foram mencionados: €140.000 euros. Serão feitas entre 150 a 200 unidades.
“Antes de fixar os preços, temos de enfrentar o desenvolvimento da máquina de corridas, completar os testes iniciais e olhar o quão bom é todo o pacote. Depois disso, vamos implementar os nossos resultados para construir uma motocicleta de rua verdadeiramente racional. Quando a potência do motor, hoje já podemos intervir de forma relativamente fácil sobre o sistema eletrônico na entrega de potência. Mas nós queremos oferecer a melhor “arma” possível para uso recreativo.” (Pit Beirer)
Na semana passada, a Honda lançou oficialmente a RC213V-S, versão para as ruas do protótipo que compete na MotoGP com Marc Márquez e Dani Pedrosa. O preço, no entanto é mais elevado do que o sugerido pela KTM para sua RC16: € 188 mil euros.
Antes disso tudo, no entanto, a KTM corre contra o tempo para aprontar a RC16 para o mundial de Motovelocidade de 2017. A marca austríaca ainda não decidiu se a participação na MotoGP será em parceria com alguma equipe existente ou com time próprio.