Apesar do título de 2021 ainda recente, o clima na Yamaha já não é mais o mesmo. Em sua prévia para o GP de Portugal, a equipe classificou as duas últimas etapas como “decepcionantes” e espera fazer melhor em Portimão.
De fato, a Yamaha não vem de duas corridas memoráveis na MotoGP. Tanto no GP da Argentina, quanto no GP dos EUA, Fabio Quartararo não foi além de brigar por posições secundárias, enquanto Aprilia e Ducati brilhavam. Em Termas de Rio Hondo, o francês ficou em 8º. No circuito das Américas foi o sétimo, após uma disputa com Marc Márquez (Repsol-Honda).
“Gostei da corrida em Austin porque fiz o meu melhor. Houve algumas batalhas legais na pista e aprendi muito. Fiquei satisfeito com a minha prestação, mas em Portimão quero lutar pelo pódio“, disse Quartararo. “Quando viemos aqui em abril do ano passado, eu ganhei. Essa corrida foi realmente incrível, e eu quero correr assim novamente. O objetivo é sempre ser o primeiro e fazer o nosso melhor, então é isso que vamos continuar a fazer.“
Para Franco Morbidelli as duas corridas passadas foram ainda piores. Na Argentina, o italiano precisou parar com um pneu furado após oito voltas. Nos Estados Unidos, não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros, completando a prova em 15º a longínquos 29s129 do vencedor Enea Bastianini. Mas o piloto apoia-se nos bons resultados obtidos em Portimão em 2020 para se animar.
“Portimão, é uma pista que eu gosto, mas é bastante desafiadora. É um circuito fisicamente exigente por causa das mudanças de elevação. No ano passado, durante o GP do Algarve, a natureza montanha-russa desta pista agravou minha lesão no joelho, mas isso não será um problema desta vez“, garante. “Devo poder rodar como fiz durante o GP de Portugal de 2020 e 2021, quando fui terceiro e quarto e estou ansioso por isso.“
Para o chefe da equipe, Massimo Meregali, a pressão está aumentando: “Depois de duas corridas decepcionantes, nos reagrupamos. Há trabalho a ser feito, então é nisso que vamos nos concentrar para lutar por pódios em solo europeu“, disse. “Portimão é uma boa pista tanto para o Fabio como para o Franky. Queremos obter os melhores resultados possíveis e estamos bastante confiantes de que isso pode ser feito desde que asseguremos boas posições de largada.“