Apesar de sofrer uma violenta queda nos treinos para o GP de Aragão, no último final de semana, Pol Espargaró planeja disputar o GP da Tailândia dentro de duas semanas.
Espargaró caiu na curva 9 do circuito espanhol durante o FP4, um acidente em baixa velocidade, mas suficiente para fazer com que fraturasse o pulso esquerdo. O piloto de 28 anos foi imediatamente operado pelo médico da MotoGP, o Dr. Xavier Mir.
“Fiquei muito zangado, porque quando você cai no limite sempre aprende alguma coisa, mas esse tipo de acidente é estúpido porque acontece quando você não está prestando atenção ou não está prevendo que isso possa acontecer“, disse Espargaró ao site oficial da MotoGP.
“Eu estava relaxado e minha posição na moto não estava certa quando fiz a mudança de direção na descida do saca-rolhas e foi o suficiente para ela me cuspir“, explicou. “Foi um acidente muito feio, e o problema é que você não espera. Quando você espera um grande impacto, você prepara seu corpo e fica tenso antes de atingir o chão, mas nesse não deu tempo. Quando queria reagir, já estava voando e tudo aconteceu muito rápido“, admite.
Apenas 60 horas após o acidente, Espargaró colocou um vídeo em suas redes sociais (abaixo) em que aparece tocando piano. Apesar do quadro positivo, os médicos recomendaram uma pausa de 11 dias para Espargaró voltar a pilotar.
“A verdade é que tudo está se recuperando muito rápido porque fui operado muito recentemente, mas me sinto muito bem”, revela Espargaró. “Mesmo assim, com muito cuidado, quero ir para a Tailândia, por isso não posso descansar muito, apesar dos médicos e fisioterapeutas que me dizem para descansar. Não quero perder mais uma corrida. Já perdi a de Aragão e é importante para mim e para a equipe que continuemos em ação o mais rápido possível.”
No campeonato, Pol Espargaró ocupa a 11º posição com 77 pontos e é o piloto da KTM melhor posicionado. Miguel Oliveira, o próximo piloto da marca austríaca, vem em décimo sétimo com apenas 29 pontos. Já fora da equipe, Johann Zarco somou 27 pontos.