A sexta-feira (7) de treinos livres para o Grande Prêmio de Indianápolis foi muito difícil para Valentino Rossi. Nos tempos combinados, o líder do campeonato ficou apenas na 10º posição, mais de meio segundo atrás de Jorge Lorenzo e Marc Márquez.
No primeiro treino livre, ainda pela manhã, Rossi já queixava se de falta de aderência na dianteira de sua Yamaha M1. Apesar de alguns progressos, o italiano ainda ficou longe dos líderes na sessão vespertina, dessa vez achando muito lentas suas mudanças de direção na parte sinuosa do circuito de Indianápolis.
“É, tem sido um dia muito difícil. Tanto pela manhã quanto à tarde, não foi fácil. Estou fazendo um grande esforço para mudar de direção, mas acima de tudo, não estou a vontade com a parte dianteira e se isso acontece nesse circuito, perde-se muito tempo. No final, colocamos os pneus médios para melhorar, mas ainda estamos muito atrás de Lorenzo e Márquez, que estão muito rápidos.” (Valentino Rossi)
Rossi afirma uma mudança radical até amanhã (8) será necessária: “Temos esperança de fazer melhor amanhã. Temos de analisar os dados e tentar descobrir o que podemos fazer com a moto“, afirmou. “É absolutamente necessário avançarmos um pouco até a classificação“.
Se Rossi está com problemas, com Lorenzo está tudo bem. O espanhol liderou as duas sessões, tomando a ponta de Márquez no FP2 por apenas 3 milésimos. As Ducati de Andrea Dovizioso e Andrea Iannone vieram na sequência, com Cal Crutchlow em quinto e Pol Espargaró em sexto. Confira aqui os demais resultados.