Hiroshi Aoyama foi o escolhido para substituir Karel Abaham na próxima etapa do Mundial de Motovelocidade, que acontecerá em Sachsenring, na Alemanha. Será a quarta participação do japonês na temporada 2015.
Abraham sofreu um acidente nos treinos livres para o GP da Catalunha, deslocando o dedão no pé esquerdo. O checo precisou se submeter à uma cirurgia e já não havia corrido também na última etapa em Assen, na Holanda.
A equipe Cardion AB Honda (de propriedade do pai de Abraham) corre apenas com uma moto e não se pode dar ao luxo de ficar duas provas ausente. Por isso, eles recorreram à Aoyama, que nesse ano exerce a função de piloto de testes da Honda.
O japonês se aposentou como piloto regular ao final do ano passado, mas em 2015 está tendo mais trabalho do que esperava. Aoyama já havia sido escalado mais cedo para substituir Dani Pedrosa, que se ausentou de três etapas devido à uma cirurgia no braço direito.
Aoyama correu nos Estados Unidos (Austin), Argentina e Espanha (Jerez). Contudo, só marcou pontos em Austin, após cruzar a linha de chegada em 11º. Na Cardion AB Honda, o ex-piloto competirá com uma RC213V-RS, da categoria Open. O GP da Alemanha acontece em 12 de julho.