Morreu ontem (1º) Geoff Duke, seis vezes vencedor do Troféu Turista na Ilha de Man e cinco no mundial de motovelocidade. O britânico foi uma das primeiras grandes estrelas do motociclismo, durante a década de 1950 e inventou os macacões de couro.
Duke corria simultaneamente em circuitos fechados quanto de estrada, mas seu nome se consolidou mais no lendário Troféu Turista, vencendo seis provas na Ilha de Man, por diversas categorias entre 1949 e 1955.
O piloto também era excelente no Mundial de Motovelocidade, vencendo 33 corridas pelas classes 350 (campeão em 1951 e 1952) e 500cc (campeão em 1951, 1953 e 1955). Duke correu pelas marcas Norton, Gilera NSU, BMW e Benelli.
Além das motos, Duke também competia com carros, pilotando um Aston Martin. Na “Goodwood’s Easter Handicap” de 1952, o ex-motociclista chegou no pódio derrotando ninguém menos do que Stirling Moss. Nas 12 Horas de Sebring de 1953, teve como companheiro de equipe o famoso Peter Collins, chegando a liderar a prova antes de se acidentar.
Apesar do talento e sucesso, Duke também era polêmico. Em 1955, chegou a ser suspenso por seis meses pela direção da motovelocidade, ao liderar uma greve. Além de polêmico, era inventivo. É atribuída ao britânico a invenção dos macacões inteiriços de couro para corridas de moto, hoje um requisito básico para a pilotagem em qualquer categoria do mundo.