Em um hospital de Barcelona, morreu hoje (27) Joan Garriga, um dos maiores ídolos do motociclismo espanhol de todos os tempos. O ex-piloto estava internado desde segunda-feira, devido a um acidente de moto.
Garriga tinha 52 anos e parecia estar recuperando a forma, depois de sofrer dois ataques cardíacos nos últimos anos. Ironicamente, uma das pessoas que mais o ajudou nesses tempos difíceis foi Sito Pons, seu grande rival na década de 80. Os dois disputaram palmo a palmo o título das 250cc em 1988.
Seus primeiros passos no mundo das duas rodas começaram em 1980, aos 17 anos, com uma Yamaha TZ 250. Começou a se destacar internacionalmente a partir de 1984, quando venceu as 24 Horas de Montjuic. Foi o passaporte para começar a disputar o mundial de motovelocidade em tempo integral, a partir de 1985.
Em 1986 tentou pular para a categoria rainha, então com 500cc, pela Cagiva. A fabricante italiana, no entanto, ainda estava engatinhando em sua participação no campeonato, de modo que Carriga teve muito pouco sucesso. Com isso, o espanhol voltou para as 250cc em 1987 pilotando uma Yamaha patrocinada pelos cigarros Ducados, o que acabaria se tornando uma marca registrada sua.
O ano de 1988 talvez tenha sido o seu melhor. Venceu três corridas e realizou uma disputa emocionante pelo título com Sito Pons, ficando com o vice-campeonato. Em 1990 voltou a tentar a sorte nas 500cc, chegando ao pódio no Grande Prêmio da Inglaterra em Donnington Park, 1992.
Garriga rejeitou uma oferta da Suzuki para 1993, ano que a marca seria campeã com Kevin Schwantz. O espanhol passou a se dedicar então ao World Superbike, competindo pela Ducati. Apesar de sempre frequentar as melhores posições, Garriga anunciou uma inesperada aposentadoria ao final daquela temporada, com apenas 30 anos.
Após sua aposentadoria do campeonato mundial, Garriga competiu em apenas algumas provas locais na Espanha, como o Grand Prix de La Bañeza, corrida que não costumava perder. Sua última aparição foi em junho passado, no evento World GP Bike Legends, onde deu várias voltas no circuito de Jerez com uma Ducati 916.