Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Aoki: “domínio de Márquez pode prejudicar a Ducati”

Lucas Carioli 23 de abril de 2025

Nobuatsu Aoki, um dos pilotos japoneses de maior sucesso no Mundial de Motociclismo acha que o domínio de Marc Márquez na Ducati pode levar a fabricante italiana a desconfigurar a Desmosedici para o seu estilo peculiar de pilotagem, como aconteceu na Honda.

Aoki no tempo em que foi piloto de testes da Suzuki.

Quando chegou à MotoGP em 2013, a Honda RC213V era considerada uma ótima motocicleta. Porém, pouco a pouco, a máquina foi ficando mais difícil de pilotar para os outros pilotos. Márquez foi campeão em 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Aoki foi um dos principais pilotos do Mundial de Motociclismo nos anos 1990. Ele ficou em terceiro no campeonato de 1997, atrás apenas de Mick Doohan e do conterrâneo Tadayuki Okada. Em uma recente entrevista ao jornal espanhol AS, ele explicou o seu ponto de vista.

“É como rever o Márquez da era Honda. Ele tem uma pilotagem excepcional, e é por isso que consegue fazer qualquer moto ter um desempenho incrível. Seu verdadeiro talento reside em ser capaz de pilotar além do potencial intrínseco do veículo que tem a disposição”, antecipou Aoki.

“À primeira vista, o que ele consegue fazer é fantástico, mas quando você leva a moto a 120% da sua capacidade, você corre o risco de fazer os engenheiros perderem o rumo. Como aconteceu com a RC213V, o perigo é que se torne impossível entender o quanto o veículo consegue fazer a 100%. Na Honda, foi criada uma moto que só podia ser pilotada por alguém a 120%”, explica Aoki.

A Ducati, no entanto, chegou ao sucesso com uma cultura totalmente diferente: foi ouvindo todos os pilotos e todas as equipes clientes que eles desenvolveram a motocicleta mais rápida da MotoGP atual. Mas, segundo Aoki, o foco em Márquez já está prejudicando Pecco Bagnaia.

“O déficit [de Bagnaia] diz respeito principalmente ao freio motor, já que a atual Desmosedici reduziu drasticamente a perda de atrito e Bagnaia parece sofrer mais com isso, razão pela qual ele preferiu retornar à moto anterior”, revelou Aoki.

“A Ducati de hoje é versátil e qualquer piloto se dá bem com ela, mas no ano que vem isso pode mudar. Como Márquez está atingindo certos resultados, os técnicos podem achar que a melhor versão da moto é a dele e, de fato, complicar a vida de Pecco e das equipes satélites”, concluiu.

Continue Reading

Previous: Miguel Oliveira não vai voltar no GP da Espanha
Next: Alex Márquez lidera Bagnaia no treino de sexta em Jerez

Leia também

Martin deve testar Aprilia em Misano essa semana
  • MotoGP

Martin deve testar Aprilia em Misano essa semana

7 de julho de 2025
Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda
  • MotoGP

Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda

29 de junho de 2025
Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda
  • MotoGP

Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda

28 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.