Nobuatsu Aoki, um dos pilotos japoneses de maior sucesso no Mundial de Motociclismo acha que o domínio de Marc Márquez na Ducati pode levar a fabricante italiana a desconfigurar a Desmosedici para o seu estilo peculiar de pilotagem, como aconteceu na Honda.
Quando chegou à MotoGP em 2013, a Honda RC213V era considerada uma ótima motocicleta. Porém, pouco a pouco, a máquina foi ficando mais difícil de pilotar para os outros pilotos. Márquez foi campeão em 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019.
Aoki foi um dos principais pilotos do Mundial de Motociclismo nos anos 1990. Ele ficou em terceiro no campeonato de 1997, atrás apenas de Mick Doohan e do conterrâneo Tadayuki Okada. Em uma recente entrevista ao jornal espanhol AS, ele explicou o seu ponto de vista.
“É como rever o Márquez da era Honda. Ele tem uma pilotagem excepcional, e é por isso que consegue fazer qualquer moto ter um desempenho incrível. Seu verdadeiro talento reside em ser capaz de pilotar além do potencial intrínseco do veículo que tem a disposição”, antecipou Aoki.
“À primeira vista, o que ele consegue fazer é fantástico, mas quando você leva a moto a 120% da sua capacidade, você corre o risco de fazer os engenheiros perderem o rumo. Como aconteceu com a RC213V, o perigo é que se torne impossível entender o quanto o veículo consegue fazer a 100%. Na Honda, foi criada uma moto que só podia ser pilotada por alguém a 120%”, explica Aoki.
A Ducati, no entanto, chegou ao sucesso com uma cultura totalmente diferente: foi ouvindo todos os pilotos e todas as equipes clientes que eles desenvolveram a motocicleta mais rápida da MotoGP atual. Mas, segundo Aoki, o foco em Márquez já está prejudicando Pecco Bagnaia.
“O déficit [de Bagnaia] diz respeito principalmente ao freio motor, já que a atual Desmosedici reduziu drasticamente a perda de atrito e Bagnaia parece sofrer mais com isso, razão pela qual ele preferiu retornar à moto anterior”, revelou Aoki.
“A Ducati de hoje é versátil e qualquer piloto se dá bem com ela, mas no ano que vem isso pode mudar. Como Márquez está atingindo certos resultados, os técnicos podem achar que a melhor versão da moto é a dele e, de fato, complicar a vida de Pecco e das equipes satélites”, concluiu.