Foi-se o tempo em que Anthony Gobert frequentava os noticiários por suas conquistas nas pistas. Atualmente, o australiano só aparece devido a sua situação degradante, que parece ter chegado ao fundo do poço. De acordo com seu irmão, o ex-piloto não tem nem lugar para dormir e criou uma campanha de financiamento coletivo para ajudá-lo.
Em uma longa descrição na página de financiamento coletivo criada no site GoFundMe, Aaron Gobert, explica que seu irmão cinco anos mais velho sumiu completamente das vistas de todos os amigos e a última vez que o viu foi em uma cela de prisão.
“A última vez que o vi, ele estava sentado em uma cela de prisão quando soube da morte de nosso pai. Ele perdeu o funeral”, revelou Aaron. “Não sei o que dizer aos seus muitos fãs, não tenho respostas. Não é normal não saber onde ele está, como está e se precisa de ajuda. Eu quero mudar isso.“
Apelidado de “The Go Show”, Gobert surgiu como uma grande promessa ao marcar a pole position e vencer uma bateria em sua estreia no Mundial de Superbike aos 19 anos. Na ocasião, o australiano se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida, recorde que permanece seu desde então.
Foi o que bastou para ser o escolhido da Kawasaki para substituir o campeão de 1993, Scott Russel. Mais performances espetaculares se seguiram, antes de ser contrato pela Suzuki nas 500cc em 1997. Na Categoria Rainha, no entanto, sua participação durou pouco, porque logo descobriram o seu calcanhar de aquiles: vício em drogas.
Expurgado das 500cc, Gobert voltou ao Mundial de Superbike, competiu no campeonato britânico, no norte-americano, venceu algumas corridas, mas nunca se firmou. Sua carreira definitivamente chegou ao fim em 2006, quando foi pego na Austrália dirigindo acima dos limites de velocidade com uma habilitação suspensa…indo buscar drogas.
De lá para cá, Gobert apareceu poucas vezes. A última foi em 2019, quando um grupo de desordeiros o espancaram quase até a morte indo parar na UTI de um hospital em Gold Coast, ao sul de Brisbane, na costa leste da Austrália.
“Depois de ser espancado há algum tempo, ele precisou de duas próteses de quadril“, revelou Aaron Gobert. “Quero encontrar Anthony, sei o que o faz funcionar. Eu sei o que fazer, mas preciso de apoio. Um dia na Gold Coast será o suficiente”, acredita. “Com apoio, vou conseguir um telefone e um lugar seguro para ele dormir. Eu não sei no que estou me metendo, mas tem que ser feito“. O objetivo é arrecadar $ 23.000.