Bruce Anstey, um dos nomes mais icônicos da corrida Troféu Turista, na Ilha de Man, será homenageado pela Rainha da Inglaterra por suas contribuições ao esporte.
O neozelandês será premiado com o título de “Membro da Ordem do Mérito da Nova Zelândia”, o equivalente ao status de Membro do Império Britânico, na Grã-Bretanha.
Aos 45 anos de idade, Bruce Anstey já venceu nove provas na Ilha de Man e em 2014 arrecadou o recorde da volta mais rápida registrada na ilha, fazendo o percurso em 17 minutos e 6.682 segundos, a uma velocidade média de 132.298 mph (212.913 km/h).
Na mesma edição, Anstey venceu a prova com motos clássicas, pilotando uma Yamaha YZR500, moto semelhante à de Wayne Rainey e Eddie Lawson na MotoGP. A propósito, o piloto também bateu o recorde nessa categoria.
Anstey se junta à piloto Maria Costello como os únicos nas duas rodas a serem homenageados pela realeza britânica. Ironicamente, outros ícones como John McGuinness (21 vezes vencedor da Ilha de Man) ou John Surtees (o único piloto a ser campeão no Mundial de Motociclismo e na Fórmula 1) ainda não foram reconhecidos nesse sentido.