Enquanto as mudanças de modelo anteriores tendiam a ser apenas incrementais, a BMW R1300GS é genuinamente uma nova motocicleta, contendo apenas o layout familiar de suas antecessoras. Aqui você dá um mergulho técnico no protótipo das fotos de espionagem.
O design da R1300GS se distancia da R1250GS atual de várias maneiras. Como é explicado aqui e aqui, não apenas o radar e o novo farol lhe dão uma cara diferente, mas a aparência geral é muito mais suave do que estamos acostumados a ver na rainha das big trails.
Enquanto as gerações anteriores passavam uma aparência quadrada, a nova moto tem um estilo muito mais integrado. O tanque encontra os painéis laterais perfeitamente e se funde com o bico dianteiro, enquanto na parte de trás o assento fica acima de suportes suavemente curvos.
O farol ainda está encoberto, mas a nova posição significa que o design “torto”, com uma lâmpada maior que a outra, presente há 20 anos, pode ter desaparecido. O radar traseiro está alojado em uma caixa acima do suporte de placa e, como em outras GS, há suportes para montar malas.
Publicado na Suíça e na UE, a documentação de homologação confirma que o motor atinge precisamente 1300cc, (o atual tem 1254 cm³) e ganha um novo código, “A75B13A” que substitui o “A74B12M” vigente. São 143,5 cv a 7.750 rpm e 143 Nm a 6.500 rpm, ou seja, 250 giros mais cedo.
Haverá dois sistemas de exaustão disponíveis: um padrão com uma ponteira única, e um opcional com dois silenciadores, possivelmente Akrapovic, como flagrado em algumas fotos. Uma segunda da moto, de codinome “GG13R”, também foi aprovada na Europa, com cerca de 105 cv.
Esse motor será aparafusado a um quadro completamente novo e que, pela primeira vez, se afasta do conceito de treliça tubular usado em todas as GS. Ainda não se sabe se a peça é de aço ou de alumínio. O primeiro é mais tolerante no off-road, sobrevivendo à flexão sem rachar e mais resistente à fadiga.
A suspensão dianteira usa o conhecido sistema Telelever, da BMW, e a traseira tem uma balança monobraço, com amortecimento Paralever e transmissão por eixo cardã. As rodas seguem de 120/70-19 na dianteira e 170/70-17 na traseira. A moto é 5 mm mais longa, embora pareça mais compacta.
Três alturas diferentes são listadas nos documentos, refletindo um para-brisa ajustável ou possivelmente uma suspensão com altura regulável. A posição mais baixa chega no máximo a 1.376 mm, a intermediária a 1.406 mm e a mais alta a 1.426 mm.
A tecnologia será um grande chamariz da R1300GS e o principal recurso, sem dúvida, serão os sistemas de radares dianteiros e traseiros, permitindo adotar um controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego e recursos de alerta de colisão.
O radar frontal está escondido atrás de um painel de plástico liso, onde você normalmente esperaria encontrar o farol, e este é reposicionado abaixo dele, para o local onde há uma entrada de ar canalizada em seu para-lama dianteiro em formato de bico.
No cockpit, a R1300GS parece ter duas telas: uma maior embaixo e outra menor acima. Uma delas deve agrupar as informações habituais (velocímetro, conta-giros, etc) e a outra um sistema de mapeamento GPS ou os recursos ligados aos radares. Os espelhos incorporam luzes de advertência ocultas.
A nova R1300GS é, sem dúvida, a motocicleta mais importante a ser lançada este ano e sua homologação indica que o lançamento não deve estar longe. O novo motor formará toda uma linha de modelos futuros, como R1300R, R1300RS, R1300RT e, claro, R1300GS Adventure.