A equipe Althea-BMW, que representa a marca alemã no World Superbike pode trocar o campeonato mundial pelo British Superbike, o campeonato britânico em 2018. O motivo é a insatisfação com os rumos do certame global.
Quem está afirmando são os britânicos do Motorcycle News. Eles apontam que Gensio Bevilacqua, o dono da equipe está insatisfeito com os rumos do atual campeonato mundial, monopolizado apenas por Kawasaki e Ducati nos últimos anos.
Os alemães da BMW também estariam insatisfeitos com os rumos do World Superbike, já que existe uma possibilidade de que a central eletrônica seja padronizada nos próximos anos, como já acontece na MotoGP. Isso, contudo, vai contra as diretrizes da marca.
Uma mudança para o British Superbike não seria novidade para a Althea BMW. A equipe já foi campeã no certame britânico em 2011 com o conhecido Carlos Checa. No ano seguinte venceram quatro corridas, mas apesar de competirem sempre em alto nível, eles não voltaram ao topo do pódio desde então.
A temporada 2017 do campeonato britânico vem sendo liderada por Luke Mossey com 141 pontos, seguido de Leon Haslam com 111. O pentacampeão Shane Byrne é o terceiro com 90. Ironicamente, os três pilotam motos Kawasaki e Ducati, como no World Superbike. A BMW melhor colocada é a de Christian Iddon em quarto lugar.