Não faz nem um ano que noticiamos uma associação entre a Harley-Davidson e a Alta Motors, uma fabricante de motos elétricas de São Francisco, Califórnia. Agora, além de a parceria já ter sido desfeita, a marca encerrou suas operações, com efeito imediato e sem previsão de retorno.
A informação foi conseguida pelos norte-americanos do Asphalt And Rubber, que ouviram uma fonte anônima de dentro da empresa. Segundo essa fonte, a Alta Motors está no meio de uma desaceleração estratégica, à medida que procura um novo dono ou investimento externo.
Nascida com o nome de BRD em 2010, a Alta Motors passou para o nome atual em 2014, ao mesmo tempo em que ganhava fama por produzir as melhores motos de enduro elétricas do mundo. Seu know-how chegou ao ponto de ser considerada “a Tesla das duas rodas” e interessar a Harley-Davidson em uma joint-venture para a construção de seu primeiro modelo elétrico.
Ainda de acordo com o A&R, o negócio teria sido cancelado porque na verdade a Harley-Davidson estaria interessada em comprar totalmente a empresa. Eles, por sua vez, teriam recusado uma oferta de aquisição, mas estavam no processo de aceitar uma segunda proposta, cancelada no último minuto.
Agora, com as operações de negócios fechadas, a Alta Motors efetivamente encerra sua taxa de queima de capital, o que permite que ofertas sérias de investimento e aquisição possam ser analisadas. Curiosamente, a marca estava no meio de um ano estelar, mostrando um crescimento de 50% no primeiro semestre de 2018.
Com uma rede de concessionárias de aproximadamente 70 concessionárias, cerca de 1.000 unidades já haviam sido vendidas a clientes este ano até agora, com outras 300 ainda na linha de montagem. Isso significa que efetivamente há um mercado para esse tipo de moto, especialmente quando a paridade de custo/benefício com motocicletas a gasolina é alcançado.