A Alta Motors, renomada marca norte-americana de motocicletas elétricas apresentou essa semana a Redshift EXR, versão de rua da Redshift MXR, que impressiona pelo poder de fogo: nada menos do que 51 cv de potência e 5.81 kgf.m de torque!
Graças a um novo drivetrain muito mais forte, a Redshift MXR acabou de se tornar a primeira motocicleta elétrica a se classificar para o Erzberg Rodeo, tradicional e difícil competição de enduro, que acontece anualmente na Áustria.
O mesmo sistema foi implementado na Redshift EXR, modelo que contém elementos de outra trilheira, a Redshift EX, que além de resultar em mais potência também tornou a motocicleta mais leve. São apenas 123,8 quilos em ordem de marcha.
Um diferencial interessante das motocicletas Alta Motors é o recurso “overclocking”. Assim como em um computador comum, o motor elétrico permite uma espécie de “boost” de potência quando precisa ser exigida ao máximo. São quatro modos de potência disponíveis.
Também houve aprimoramentos no tempo de recarga. Graças a uma maior densidade de células, a autonomia foi mantida, mas o tempo plugada na energia caiu para 1h30 em uma fonte de 240v ou três horas em 120v (antes era de 2 e 4 horas, respectivamente).
Na ciclística, as suspensões as suspensões ficam a cargo de garfo invertidos WP XPLOR de 48 mm, com um amortecedor traseiro da mesma marca com especificações próprias. Os freios Brembo possui disco de 260mm com pinças de dois pistões. O chassi é de alumínio com off-set ajustável.
O preço anunciado pela Alta Motors é de 12.495 dólares, $ 500 a menos que a RedShift EX. Apenas como comparação, a recém lançada Honda CRF450L foi tabelada nos Estados Unidos por $10.399. A elétrica tem justificativas para valer o maior investimento?