Apesar de toda polêmica com a rival Dainese sobre o uso de airbags em macacões esportivos, a Alpinestars não desistiu do desenvolvimento do seu sistema Tech-Air. A marca inclusive está trabalhando em uma nova versão para o Off-Road.
Um punhado de pilotos do Campeonato Mundial de Motocross (MXGP) como Jeffrey Herlings, Romain Febvre e Jeremy Van Horebeek, estão testando o sistema em caráter experimental, para determinar em quais situações o dispositivo deve ser ativado. Outros devem experimentar o dispositivo no Rali Dakar e no AMA Pro MX Racing.
O sistema cobrirá a parte de trás e o pescoço, duas das áreas mais vulneráveis em ferimentos graves. O desafio é garantir uma resposta rápida em caso de acidente mas ainda ser capaz diferenciar entre uma queda e os movimentos repentinos que ocorrem com mais frequência nas corridas de motocross.
O uso de airbags começou a ganhar importância no motociclismo nos últimos anos, principalmente nas pistas de competição. Foi um macacão Alpinestars com o sistema Tech Air que salvou Marc Márquez de uma violenta queda no circuito de Mugello, em 2013. Não por acaso, o sistema será obrigatório nas três categorias do Campeonato Mundial no próximo ano.
Curiosamente, a Alpinestars está envolta em uma briga judicial pela autoria do sistema, o que é contestado pela Dainese. A disputa, que começou ainda em 2015 se estende até hoje, com parecer favorável à rival, que recentemente conseguiu impedir a comercialização do Tech Air na Alemanha.