A Alpinestars publicou uma declaração sobre o recente Recall envolvendo uma de suas luvas de motociclismo que alegadamente foram produzidas com um componente cancerígeno em 2015.
Na semana passada, a União Europeia anunciou que a Alpinestars teria que fazer um recall com a luva “GP Plus” comercializada em 2015. O modelo, facilmente identificado nas etiquetas internas, contém altos níveis de cromo IV, um componente tóxico que, além de proibido, pode causar câncer.
“A Alpinestars não utiliza cromo IV em nosso processo de fabricação de couro. Em vez disso, o cromo VI pode ser formado ao longo do tempo a partir da oxidação do cromo III (que é o agente de curtimento mais comum no curtimento de couro) devido a certas condições e circunstâncias ambientais (calor, UV, mudanças no pH)“, disseram.
“Por esse motivo, a Alpinestars realiza processos de envelhecimento acelerado como parte de seu sistema de gerenciamento de produtos químicos em andamento”, continuaram. “A Alpinestars trabalha em estreita colaboração com o ILNAS de Luxemburgo desde a descoberta do cromo IV em um antigo lote de luvas GP Plus modelo 3556513-12 (preto/branco) com código de produção: OA86990, colocado em produção em 2015”.
“O modelo GP Plus 3556513 foi desenvolvido pela primeira vez em 2013. Desde a introdução dos regulamentos REACH e da restrição específica do cromo IV introduzida em 2014 (Reg. 301/2014), a Alpinestars embarcou em um rigoroso sistema de gerenciamento de produtos químicos. Com base nos testes químicos realizados ao longo dos anos pela Alpinestars, as luvas modelo GP Plus não formaram um nível excessivo de Cromo VI nos testes independentes feitos para simular o envelhecimento dos produtos“, afirmam.
De acordo com a Alpinestars, o problema acontece em um lote específico, o OA86990 e já estão trabalhando em colaboração com os órgãos competentes para retirar as unidades de circulação. “Na publicação de 27 de maio de 2022 do relatório do produto no RAPEX, que apoiamos totalmente e demos entrada, tomamos as medidas necessárias para garantir que esse lote específico de luvas não esteja mais no mercado“, garantem.
“É com isso em mente que aconselhamos qualquer consumidor que ainda possa estar na posse deste lote específico OA86990 de luvas GP Plus Preto/Branco, a devolvê-las ao revendedor local da Alpinestars ou entrar em contato diretamente com o Suporte ao Produto Alpinestars diretamente por e-mail em o seguinte endereço: p.support@alpinestars.com para providenciar a devolução e substituição das luvas.“
“Por favor, consulte se a luva é do modelo 3556513-12 indicada com OA n° 86990 localizada na etiqueta interna do punho das luvas“, instruíram. “A Alpinestars leva os problemas de qualidade muito a sério e testamos regularmente os produtos de couro que vendemos para o cromo IV e não detectamos nenhuma anormalidade até o momento. Lamentamos qualquer inconveniente causado aos nossos clientes.”