A fabricante de vestuário esportivo Alpinestars está precisando fazer um Recall com algumas de suas luvas. O problema acontece na própria confecção da mesma, que pode gerar preocupações de saúde.
A União Europeia identificou que um lote específico das luvas esportivas “GP Plus” continha altos níveis de cromo IV, um componente tóxico que pode ser irritante na pele e causar câncer. O cromo é comumente usado para o bronzeamento de couro, embora geralmente não esteja nessa forma ‘IV’ mais concentrada.
Os regulamentos europeus atuais sobre este produto químico para artigos que entram em contato com a pele limitam a quantidade a 3 miligramas por quilograma, embora alguns países, como a Alemanha já limitem a exposição a zero por lei. Este lote de luvas, entretanto, apresentou aproximadamente 17 mg/kg.
O Recall se aplica apenas às versões pretas/brancas da luva vendida em 2015, que desde então saíram de linha e também apenas para um lote específico produzido. O número do modelo é 3556513-12, enquanto que o número do lote é OA86990 e podem ser encontrados nas etiquetas internas.
De acordo com o alerta da UE, essas luvas devem ser retiradas de venda imediatamente. Elas também não podem ser incluídas em ações de marketing e aqueles que as compraram devem ser notificados. Não está claro neste momento quais são os planos da Alpinestars sobre o Recall.
Os varejistas foram instruídos a entrar em contato com todos os compradores das luvas. Como alternativa, os proprietários também podem entrar em contato com as próprias lojas onde compraram o item ou diretamente com a Alpinestars, o que pode ser feito aqui.