O Mundial de Motovelocidade se encerra no próximo final de semana, com a última etapa em Valência na Espanha. Os olhos de todos estarão voltados para a categoria de acesso, Moto3, que decidirá o título entre Alex Márquez e Jack Miller.
Apenas 11 pontos separam Márquez de Miller. Tendo vencido a primeira etapa, no Catar em março, o australiano começou o campeonato na liderança, porém foi perdendo terreno para o espanhol no meio do ano.
Nas duas últimas rodadas, entretanto, Miller reagiu. O piloto de 19 anos venceu de forma brilhante em Phillip Island, na Austrália e chegou em segundo em Sepang na Malásia, numa corrida marcada por diversos esbarrões em Márquez, que foi apenas o quinto colocado.
O comportamento de Miller, inclusive, foi alvo de intensas críticas dos irmãos Márquez. Entretanto, o piloto não foi punido pela direção de prova. Assim, os dois chegam à Valência num clima de rivalidade que não deixa nada à desejar em relação às categorias maiores.
A matemática do título é bem simples. Se Miller vencer, Márquez precisa pelo menos chegar ao pódio em Valência. Se o australiano for segundo, o espanhol precisa ser sexto. Se for terceiro, Márquez poderá ser décimo, uma posição bastante improvável, visto que o desempenho de ambos ao longo do ano sempre foi entre os primeiros.
De qualquer forma, ambos já podem se considerar vitoriosos em 2014. No próximo ano, Márquez subirá para a categoria intermediária, Moto2, competindo pela equipe Marc VDS, no lugar de Mika Kallio. Miller, por sua vez, pulará diretamente para a MotoGP, correndo pela LCR-Honda, ao lado de Cal Crutchlow.