A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou hoje (18) que Aleix Espargaró vai fazer uma participação curinga no GP da Espanha de MotoGP, a próxima etapa do campeonato, no circuito de Jerez.
Espargaró foi piloto titular até a temporada passada, ganhando fama de bom desenvolvedor de motos na Aprilia. Precisando melhorar, a Honda o contratou exclusivamente para a função nessa temporada, e trouxe junto o diretor técnico da equipe italiana, Romano Albesiano.
Espargaró (assim como Takaaki Nakagami) substituem Stefan Bradl na função de testar as motocicletas em tempo real durante as corridas. O alemão, que correu pela última vez em Barcelona, em novembro de 2024, vai se dedicar à outras funções dentro da Honda.
Espargaró experimentou a RC213V nos testes de Barcelona em novembro, nos testes coletivos de Sepang em fevereiro e novamente esta semana, no teste privado que Honda e Yamaha conduziram em Valência, de modo que já ganhou bastante experiência na motocicleta.
Ele e Albesiano são considerados os responsáveis pela melhora da Honda observada nas primeiras corridas do campeonato. Johann Zarco colocou a moto na primeira fila do GP da Argentina e perdeu o pódio por pouco no GP do Catar.
Isso significa que a Honda terá cinco motos no Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, que acontece em 27 de abril. As duas HRC oficiais de Joan Mir e Luca Marini, as duas LCR-Honda de Zarco e Somkiat Chantra e a máquina experimental de Espargaró. Outra sessão de testes acontece no dia seguinte.