Com Luca Marini ainda se recuperando de suas extensas lesões e o GP da Holanda no próximo fim de semana, a Honda novamente vai contar com os serviços de Aleix Espargaró na moto do italiano.
Escalado para correr nas 8 Horas de Suzuka, Marini sofreu um acidente realizando testes para a prova no Japão, no final de maio, resultando em lesões consideráveis. O irmão de Valentino Rossi já perdeu três etapas de MotoGP e não deve voltar antes das férias de verão.
“Estou muito feliz por apoiar a Honda e trabalhar com a equipe de fábrica neste fim de semana em Assen. Muitos pilotos sonham em correr com a equipe de fábrica da Honda”, disse Espargaró. “Espero que o Luca se recupere bem e possa voltar aqui em breve.”
Espargaró, que se aposentou como piloto titular no final da temporada passada, agora é o piloto de testes número 1 da Honda e é considerado um dos responsáveis pela melhora visível que a moto apresentou esse ano. Ele já correu em Jerez e Silverstone como WildCard.
“Tenho melhorado constantemente nos últimos dois fins de semana deste ano, então espero que possamos chegar um pouco mais perto da frente neste fim de semana. Tenho boas lembranças de Assen e será muito interessante ver a Honda lá, já que a pista é bem diferente daquelas em que costumo testar”, encerrou Aleix.
No GP da Espanha, Espargaró terminou em 18ª na Sprint e 17ª no Grande Prêmio; na Inglaterra, ele terminou em 17ª na corrida curta e abandonou a corrida principal de domingo após um choque com Franco Morbidelli. Na Holanda, Aleix conquistou um pódio em 2023, com a Aprilia.