Aleix Espargaró finalmente confirmou o seu futuro nessa terça-feira (2). O espanhol, que vai se retirar como piloto titular da Aprilia no final do ano, será piloto de testes da Honda Racing Corporation (HRC) em 2025.
O catalão de 34 anos será piloto oficial de testes e desenvolvimento da Honda Racing Corporation (HRC) e tem a missão de trazer informações da Aprilia e melhorar o desempenho da problemática RC213V, atualmente a pior moto do grid.
“Estou muito animado para começar um novo capítulo na minha carreira”, disse Aleix Espargaró nas suas redes sociais. “É uma honra ingressar na HRC como piloto de testes e piloto de equipe! Vou tentar o meu melhor para ajudá-los a voltar ao topo!”
Espargaró, que terá mais de 250 participações na MotoGP no final da temporada, começou na Categoria Rainha em 2009 e desde então já pilotou diversos modelos diferentes. O espanhol é considerado o grande responsável pelo crescimento da Aprilia, onde está desde 2017.
Já a Honda não vence na MotoGP desde 2021 e na atual temporada se arrasta nas últimas posições com seus pilotos titulares, Joan Mir, Luca Marini, Johann Zarco e Takaaki Nakagami. Aparentemente, o atual piloto de testes, Stefan Bradl, permanecerá no cargo ao lado de Espargaró.
A HRC espera que Espargaró oriente a equipe assim como Dani Pedrosa fez com a KTM e Andrea Dovizioso com a Ducati. Nos últimos anos, a experiência desses pilotos foi muito valiosa para as equipes de fábrica acelerarem seus programas de desenvolvimento.