Parece que Aleix Espargaró não irá mesmo continuar na Suzuki em 2017. O espanhol já negocia com outras equipes, que são o time oficial da Aprilia, a Pramac-Ducati e até uma eventual mudança para o World Superbike.
Segundo o diário alemão Speedweek, a Suzuki está praticamente garantida com Alex Rins e, como a outra vaga já está fechada para Andrea Iannone, isso significa que o mais velho dos irmãos Espargaró estará fora ao final do ano.
Espargaró tem como empresário Alberto Valera, o mesmo de Jorge Lorenzo, que negocia para seu piloto um lugar na Aprilia, no lugar de Álvaro Bautista. Se não der certo, existe uma possibilidade menor na Pramac-Ducati, em substituição a Danilo Petrucci. O italiano, no entanto, deve permanecer por mais um ano.
Com praticamente todas as equipes de fábrica com suas duplas já definidas para a próxima temporada e restando apenas poucas vagas competitivas, Espargaró também estuda uma mudança para Mundial de Superbike. O Speedweek afirma que o espanhol recebeu uma proposta da Ducati para ser companheiro de Chaz Davies.
A mudança é bem vista pela Dorna, a entidade que regulamenta e promove as duas categorias. O piloto de 26 anos reforçaria o contingente espanhol no certame das motos de fábrica, atualmente dominado pelos britânicos, Davies, Tom Sykes e o campeão Jonathan Rea.