Aleix Espargaró venceu hoje (6) o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP no circuito de Silverstone. O piloto da Aprilia surpreendeu o então líder Pecco Bagnaia com uma ultrapassagem ousada na última volta.
Ao contrário da sessão classificatória, o dia amanheceu seco na Inglaterra, mas as nuvens negras no horizonte não deixavam dúvidas de que a chuva poderia voltar em breve. Na largada, como sempre, o mais veloz foi Jack Miller (KTM) que disparou na ponta e liderou as primeiras voltas.
Mas Pecco Bagnaia (Ducati) e Marco Bezzecchi (VR46) não demoraram a superar Miller, que mais uma vez, ficou para trás após poucas voltas. Situação oposta acontecia na Aprilia, com Aleix Espargaró e Maverick Viñales mostrando grande ritmo desde o início.
Bagnaia e Bezzecchi dispararam na ponta nos primeiros estágios da corrida e pareciam que teriam uma disputa particular pela vitória. Mas, forçando muito, o italiano da VR46 acabou caindo na curva Stowe e abandonando na quinta volta.
Isso deixou Espargaró em segundo seguido de Brad Binder (KTM), o único com pneus médios em ambos os eixos, Vinales, Zarco e Miguel Oliveira (RNF Aprilia), que fazia uma impressionante corrida de recuperação para quem havia largado apenas em 16º.
No terço final da corrida, a chuva deu às caras e lentamente começou a molhar a pista em alguns trechos. As trocas de moto foram autorizadas, mas todos os primeiros resolveram aguentar firme até o final. Mais atrás, Marc Márquez e Joan Mir (Honda) acabaram caindo e abandonando a prova.
Com a pista úmida, Bagnaia, Espargaró, Binder e Viñales formavam um bloco único brigando pela ponta. Essa disputa, com muitas trocas de posição, acabou aproximando Oliveira, que chegou a ocupar a terceira posição por alguns momentos.
Bagnaia era o único que se mantinha no comando da prova, impassível. O italiano parecia ter a corrida sob controle, mas na última volta, Espargaró emparelhou ao seu lado na saída da lendária curva Copse e, com muita ousadia, conseguiu sair à frente.
Prudente, Bagnaia preferiu não arriscar tudo e ficou com a segunda posição, apenas 0s215 atrás de Espargaró na linha de chegada. Brad Binder, fez o mesmo cruzando a bandeirada apenas 0s070 a frente de Oliveira. Viñales chegou um pouco mais atrás em quinto.
Jorge Martin (Pramac), que foi tocado por Binder na largada e recuou para as últimas posições, fez uma incrível corrida de recuperação para finalizar em sexto. O espanhol superou Luca Marini (VR46), Miller, Johann Zarco (Pramac) e Raul Fernandez (RNF Aprilia) que fechou o top 10.
Em sua corrida de retorno, Pol Espargaró (GasGas) chegou em uma ótima 12ª posição e somou pontos. Franco Morbidelli (Yamaha) chegou a estar em 8ª, mas acabou errando na hora da chuva e ficou em 14ª. O mesmo aconteceu com Fabio Quartararo, que trombou em Marini e resolveu trocar de moto. Mesmo assim ainda chegou em 15ª.
Com os resultados, Bagnaia ampliou a liderança do campeonato para 214 pontos. Graças ao seu erro, Bezzecchi recuou novamente para a terceira posição com 167, atrás de Jorge Martin que agora tem 173. A próxima etapa é o GP da Áustria, no Red Bull Ring, entre os dias 18 e 20 de agosto.
GP da Inglaterra – Classificação Final
- Aleix Espargaró, Aprilia, 20 voltas
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,215 sec
- Brad Binder, KTM, + 0,680
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 0,750
- Maverick Viñales, Aprilia, + 2,101
- Jorge Martin, Ducati, + 7,903
- Luca Marini, Ducati, + 9,099
- Jack Miller, KTM, + 9,298
- Johann Zarco, Ducati, + 9,958
- Raúl Fernández, Aprilia, + 19,947
- Augusto Fernández, KTM, + 20,296
- Pol Espargaró, KTM, + 1:06,120 min
- Fabio Di Giannantonio, Ducti, + 1;27,605
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 1:28,913
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 1:29,075
- Takaaki Nakagami, Honda, + 1:38,573
- Iker Lecuona, Honda, + 1:49,674