A Akrapovic, renomada marca eslovena de escapamentos anunciou hoje (8) um novo sistema para a CBR1000RR-R Fireblade. O equipamento foi totalmente desenvolvido com as recomendações da Honda Racing Corporation (HRC).
Tendo o seu desenvolvimento concluído em janeiro, o escapamento é construído inteiramente a partir de ligas de titânio de baixo peso, que eliminam 5 quilos de peso em comparação com o modelo original. Além disso, cada parte das quatro peças que compõem possuem um encaixe perfeito no motor, já característico na empresa.
Como todo escapamento de alta performance, o sistema da Akrapovic promete salientar ainda mais o desempenho esportivo da CBR1000RR-R em toda a faixa de rotação, que oferece, de fábrica, 214,6 cv de potência a 14.500 rpm e 11,4 kgf.m de torque a 12.500 giros. Números oficiais, no entanto, não foram divulgados.
O relacionamento entre a Honda e a Akrapovic fez com que a fabricante eslovena se tornasse a fabricante oficial das novas CBR1000RR-R Fireblade. O departamento de P&D da HRC recomenda o escapamento para quem comprar o kit de competição adicional da motocicleta, que conta ainda com suspensões Öhlins Smart Electronic Control (S-EC), pinças Brembo Stylema e outros detalhes.
O novo escapamento da Akrapovic só tem um pequeno problema: não obedece às normas de emissões e de ruídos da Europa e Estados Unidos, o que significa que sua utilização é exclusiva em pistas de corrida. Nas ruas e estradas os usuários poderão ser multados, pelo menos por lá.