A Moto Honda da Amazônia anunciou hoje (22) uma nova paralisação de sua linha de produção, de 25 de janeiro a 3 de fevereiro. O motivo é a Covid-19 fora de controle no Estado do Amazonas, que está gerando indisponibilidade de insumos para a produção e problemas nas cadeias de suprimento.
Durante esse período, os colaboradores das áreas administrativas e produtivas entrarão em férias coletivas, permanecendo um contingente mínimo de pessoas para a realização de atividades essenciais. A retomada está prevista para 4 de fevereiro, desde que as condições necessárias sejam atendidas.
Em seu comunicado, a empresa afirma que está adotando todas as medidas possíveis para preservar a saúde e segurança das pessoas e minimizar os impactos da pandemia em sua cadeia de valor, bem como inconvenientes ao consumidor, que pode ser afetado pela indisponibilidade de produtos.
A Honda tem contribuído em diversas ações no combate à pandemia. No ano passado, a empresa se dispôs a consertar e desenvolver respiradores quebrados para a rede hospitalar. Nas últimas semanas, em caráter emergencial, a empresa doou 454 cilindros de oxigênio e segue empenhada na recarga dos mesmos.
A rede de concessionárias de todo o país uniu-se a essa mobilização para ampliar o volume disponibilizado ao sistema de saúde local. Além disso, a Honda realizou a doação de 20 mil máscaras do tipo faceshield.
No ano passado, a Moto Honda da Amazônia precisou interromper a produção por quase dois meses devido à pandemia, o mesmo acontecendo com outras fábricas. O resultado viu-se no final do ano: um encolhimento de 15% do mercado de duas rodas no Brasil. Pelo jeito, 2021 não será muito diferente.