Johann Zarco e a KTM anunciaram hoje (3) na Espanha a confirmação da parceria para as próximas duas temporadas de MotoGP, 2019 e 2020. O francês será companheiro de Pol Espargaró que também renovou o contrato.
O anúncio foi efetuado já nos preparativos para o Grande Prêmio da Espanha, que acontece no próximo domingo (6) em Jerez De La Frontera. Já era algo esperado desde a última etapa no Estados Unidos, onde o contrato foi assinado de vez.
“A minha carreira continuará onde começou: da RedBull Rookies Cup à conquista do título de MotoGP” comentou um extremamente confiante Zarco. “Estou muito feliz por pilotar pela KTM pelos próximos dois anos, já que temos as mesmas ambições: ‘Pronto para correr‘”, referindo-se ao atual slogan da marca ‘Ready To Race’.
Zarco e a KTM são relativamente “novos” na Categoria Rainha do motociclismo. Enquanto o francês estreou em 2017 após conquistar dois títulos seguidos na Moto2, a KTM fez o mesmo, depois de vencer vários campeonatos na Moto3. O piloto de 27 anos chega para levar a moto austríaca aos primeiros lugares do grid.
“Sempre houve um bom contato com Johann desde a Red Bull Rookies Cup”, afirma Pit Beirer, diretor geral da KTM Motorsports. “O nosso chefe de equipe na Moto3, Aki Ajo, é um bom amigo dele. Também temos uma boa conexão com o empresário dele, Laurent Fellon. Foi um esforço de grupo para conseguir isso“, explicou.
Beirer deixa claro o que espera de Zarco na KTM: “Queremos dar mais um passo na MotoGP. Os dois primeiros anos foram sobre a construção do projeto e a execução de tudo” relembrou. “Você sempre quer ter os melhores pilotos possíveis e é óbvio que com Johann vencendo os pilotos da fábrica em equipes satélite e consistentemente qualificando na primeira fila significa que ele é um lutador forte, com um espírito forte. Estou convencido de que podemos alcançar o próximo nível com um piloto como Johann com a gente“, garantiu.
Zarco entrará no lugar do britânico Bradley Smith, que nos últimos dois anos trabalhou duro para desenvolver a KTM RC16, uma motocicleta com motor V4 e chassi tubular, a única do grid com essa configuração de chassi. Por outro lado, o atual primeiro piloto Pol Espargaró está garantido por mais dois anos.