Os organizadores da MotoGP e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciaram hoje (11) a extinção da MotoE após essa temporada. A categoria elétrica encerra as ativiades após apenas 7 temporadas.

Lançada em 2019, o campeonato elétrico foi realizado como “Copa do Mundo MotoE” até 2022 e, desde a temporada de 2023, passou a ter status de campeonato mundial. Após sete anos, a categoria de corrida está sendo descontinuada, segundo os organizadores, de forma temporária.
“Hoje anunciamos a suspensão do Campeonato Mundial de MotoE ao final desta temporada. Apesar de todos os nossos esforços para promover esta categoria inovadora em conjunto com a Dorna, não alcançamos nossos objetivos, nem a indústria associada às motocicletas elétricas de alto desempenho”, disse o presidente da FIM, Jorge Viegas.
“A indústria de motocicletas tem se concentrado cada vez mais no desenvolvimento de motores de combustão ainda mais eficientes e no uso de combustíveis não fósseis. Os combustíveis da MotoGP serão 100% não fósseis a partir de 2027, seguindo a meta de pelo menos 40% não fósseis a partir de 2024. Isso segue a direção da indústria e reafirma nosso compromisso com ‘Corridas para o Futuro’“, acrescentou.
Lucio Cecchinello, um dos chefes de equipe mais proeminentes, que tem como pilotos Mattia Casadei e Eric Granado, estava disponível para uma declaração no paddock de Misano, onde eles disputam esse fim de semana, o GP de San Marino.
“Claro, é uma pena suspender o campeonato. Investimos muita energia desde 2017 e vimos um crescimento significativo no início. A visão era abrir o mercado após uma fase com uma única fabricante e envolver todas as fabricantes da MotoGP. Mas isso foi há muito tempo, e o impulso industrial dos fabricantes não aconteceu. A mobilidade elétrica é muito importante, mas ainda principalmente para ciclomotores e scooters – e não funcionou para estabelecer a conexão com o nosso esporte”, disse Cecchinello.
Nos primeiros anos da categoria, a fabricante italiana Energica fornecia as motocicletas. Desde 2023, a Ducati passou a ser a fornecedora única. Em 2024, o espanhol Hector Garzo sagrou-se campeão mundial e, em 2023 foi a vez do italiano Mattia Casadei.
Para o Brasil é uma perda significativa, pois a MotoE era o palco onde Eric Granado ainda tinha chances de brilhar em uma categoria de nível Mundial. O brasileiro compete no campeonato desde a temporada inaugural, em 2019 e passou perto do título em 2021 e em 2022, quando foi vice-campeão.
Na atual temporada, Granado venceu as duas últimas corridas, realizadas na Catalunha e vem em sexto lugar na tabela de classificação, 25 pontos atrás do líder e seu companheiro de equipe Casadei. Em Misano, haverá uma nova rodada dupla.
MotoE – os campeões mundiais até agora
2024 – Hector Garzo
2023 – Mattia Casadei
2022 – Dominique Aegerter
2021 – Jordi Torres
2020 – Jordi Torres
2019 – Matteo Ferrari