A criatividade dos customizadores de motocicletas não tem limites. Quem diria que uma grande e pacata Honda XL600V Transalp 1990 iria se transformar nessa pequena e esperta Scrambler?
O responsável pela transformação é o espanhol Pedro García e o pessoal de sua loja, “Cafe Racer Dreams” (CRD). Eles já customizaram uma centena de motocicletas, mas com esse projeto, tiveram de ir além. “Nosso cliente queria algo diferente, algo que ninguém tinha visto antes“, explicou García.
Com dois novos parceiros técnicos, o empresário Jaime Colsa e o mecânico Gonzalo Mancisidor (um dos mais experientes especialistas em Porsche 911 da Espanha), García pôs em prática a loucura de utilizar uma base de big trail para a nova motocicleta: “A moto deveria urbana, mas que também pudesse ser utilizada no off-road“, explica.
O cerne do projeto foi o tanque de combustível, doado de uma Honda CB750, algo que o cliente pedia desde as primeiras reuniões. Depois de um duro trabalho de adaptação, eles conseguiram encaixar a peça ao quadro. Subchassi e assento, no entanto, são inteiramente novos. Debaixo deste, há uma discreta caixa de bateria feita à mão.
O sistema elétrico, por sinal, recebeu um cuidado extra. O CDI é uma nova unidade de controle Motogadget e a ignição foi transferida para debaixo do assento, tudo arranjado de uma forma de que a fiação não ficasse muito aparente. Uma minúscula tira de LED contorna o para-lamas traseiro. O suporte da placa foi transferido para a lateral esquerda como em uma bobber.
O motorzão de dois cilindros em V capaz de render 55 cv e um torque de 5,36 kgf.m não recebeu grandes modificações, mas deu trabalho, porque o radiador original ficava demasiadamente exposto na estrutura. A solução encontrada pela CRD foi criar uma nova peça frontal que abrigaria não apenas os faróis, mas também o sistema de arrefecimento.
A motocicleta tem um ar despojado, que fica evidente na pintura verde e cinza fosco e também para o piloto. Apenas mini-interruptores estão disponíveis, montados em um guidão da marca Renthal. As manoplas são da Biltwell Inc, enquanto que as pedaleiras da Tarozzi. O escapamento 2×1 ganhou fitas térmicas e um acabamento em preto fosco.
Na ciclística, amortecdor traseiro Öhlins e as rodas (de aro 19 na dianteira e 18 na traseira) ganharam novos aros Excel. Os pneus são Continental TKC80. Despida de todos os seus plásticos originais, essa Transalp agora é propositalmente magra e dificilmente reconhecível nas ruas de Madri, por onde circulará e a graça é exatamente essa. Uma legítima Scrambler handmade!