De acordo com a imprensa espanhola, Pedro Acosta está farto do mau desempenho da KTM e já está tentando mudar de equipe para 2026. A Honda teria feito uma grande proposta.
Campeão da Moto2 em 2023 e novato revelação da MotoGP em 2024, Pedro Acosta é considerado o maior talento natural desde Marc Márquez. O piloto de 20 anos é a maior descoberta da KTM com seu programa de desenvolvimento de pilotos.
Só que a KTM, como empresa, está em estado de insolvência e os resultados (ou a falta deles) já começam a aparecer nas pistas: poucas novidades técnicas e um desempenho abaixo do esperado nas duas primeiras etapas do ano.
“A KTM está em seu coração, mas ele está desesperado por uma boa motocicleta“, disse o jornalista espanhol Mela Chércoles em um podcast. E tem mais: “Acosta estaria disposto a correr de graça em troca de ter uma moto vencedora”.
Acosta tem contrato com a KTM até 2026, mas ele estaria disposto a rescindi-lo no final de 2025. Haveria uma cláusula de resultados que ele poderia invocar caso não atingisse uma posição mínima, algo parecido com que livrou Marc Márquez da Honda no final de 2023.
Valentino Rossi gosta de Acosta, que visita ocasionalmente o seu rancho. O eneacampeão, inclusive, teria dito que poderia contratá-lo caso não encontrasse uma equipe de fábrica interessante. No entanto, essa equipe poderia ser… a própria Honda.
Segundo outras fontes espanholas, a Honda quer Acosta e tem uma proposta para torná-lo piloto oficial já em 2026. Alberto Puig nunca escondeu publicamente sua admiração pelo piloto de Murcia e pode colocá-lo na moto de Luca Marini, cujo contrato acaba no final desse ano.
Grande surpresa desse início de temporada, a Honda ainda não está disputando vitória, mas claramente evoluiu em relação a 2024. Um sinal de que os japoneses parecem realmente comprometidos em voltar a frequentar os primeiros lugares nos próximos anos.
Além disso, a vinda de Acosta para a Honda seria benéfica para a MotoGP, que teria seus talentos principais mais espalhados pelas fabricantes: Márquez e Bagnaia na Ducati, Acosta na Honda, Quartararo na Yamaha. Melhorar o espetáculo é sempre o objetivo da Dorna.