Pedro Acosta foi o mais rápido no terceiro dia do shakedown, a fase preliminar dos Testes de Sepang, destinado aos pilotos de teste, equipes com concessões e novatos. O espanhol melhorou ainda mais seus tempos e já assusta a concorrência.
Acosta (GasGas) marcou o tempo de 1min58s189 tirando outros três décimos em relação a ontem (2) e deixou Pol Espargaró (KTM) 0s066 para trás. Dessa forma, o campeão da Moto2 teria conseguido o quinto tempo no grid de largada para o GP da Malásia, em outubro passado.
Apesar de algumas pequenas quedas no último dia – uma no seco na Curva 11 e outra no molhado na Curva 15, Acosta e a KTM já estão entusiasmados com os progressos técnicos e com a chegada à MotoGP, que provavelmente não será para fazer mera presença.
Acosta rodou com chassis de carbono da KTM em ambas as suas motos, indicando que esta é a direção que seguirão para a temporada. Espargaró disse num vídeo que se sente “muito bem” na moto depois de um inverno de treinos e está em uma condição física muito melhor.
Johann Zarco (LCR-Honda) ficou terceiro e Fabio Quartararo (Yamaha) em quarto. A Honda disse que a a moto de 2023 não estará em Sepang, apenas o protótipo de 2024. Já a Yamaha se aventurou com um escapamento mais longo e uma carroceria aerodinâmica atualizada.
Lorenzo Savadori, da Aprilia, esteve ocupado preparando as RS-GP que a Trackhouse Racing vai utilizar para sua estreia oficial na MotoGP, com Raul Fernandez e Miguel Oliveira. Eles entram na pista na terça-feira (6), quando a pista é liberada para o pilotos titulares.
A chuva torrencial típica da Malásia mais uma vez apareceu nesse terceiro dia encharcando toda a pista e criando uma grande poça na reta dos boxes. Isso acabou fazendo com que todas as equipes ficassem nos boxes até o cronometro zerar.
Sepang Shakedown – Dia 3 (10 primeiros)
- Pedro Acosta (KTM) 1min58s189
- Pol Espargaró (KTM) a 0s066
- Johannn Zarco (Honda) a 0s211
- Fabio Quartararo (Yamaha) a 0s249
- Dani Pedrosa (KTM) a 0s289
- Joan Mir (Honda) a 0s328
- Alex Rins (Yamaha) a 0s354
- Luca Marini (Honda) a 0s746
- Cal Crutchlow (Yamaha) a 0s794
- Takaaki Nakagami (Honda) a 0s883