Contrariando todas as expectativas, a cúpula da KTM anunciou hoje (6) que Pedro Acosta e Augusto Fernandez formarão a dupla da GasGas na temporada 2024 de MotoGP. Pol Espargaró fica na reserva.
O anúncio contraria a especulação da imprensa alemã ainda dessa semana, que dizia que a dupla escolhida fora Pol Espargaró e Pedro Acosta, deixando Fernandez na reserva. Mas o próprio diretor da KTM, Pit Beirer afirma que a decisão foi, de fato, muito difícil.
“Tivemos uma decisão importante e difícil a tomar“, reconhece. “Augusto deu primeiros passos impressionantes na MotoGP e estamos totalmente convencidos de que ele tem a velocidade e a inteligência para continuar a progredir. Pedro é um talento muito especial que já ganhou tanto, tão rapidamente e 2024 será para ele aprender a dar o próximo passo.“
Mas Beirer fez questão de agradecer Pol Espargaró, sobrevivente de um grande acidente nos treinos livres para o GP de Portugal desse ano: “Quero agradecer a Pol por tudo que ele fez e por tudo que continua fazendo por nós. Esse cara é super durão e super determinado e por isso queremos contar com ele como parte importante da nossa estrutura.“
Fernandez, de 26 anos, foi campeão na Moto2 em 2022 e realiza esse ano a sua primeira temporada de MotoGP tendo, até o momento, como melhor resultado, um quarto lugar no GP da França. Acosta, de apenas 19 anos, foi campeão na Moto3 em 2021 e vem na liderança da Moto2 esse ano.
Com as estruturas da KTM definitivamente fechadas, só restam agora duas vagas em aberto na MotoGP para 2024: uma na Repsol-Honda e outra na Gresini-Racing, que está destinada a ser de Marc Márquez. Resta agora saber quando será o anúncio oficial.