Ninguém conseguiu superar Dani Pedrosa nessa sexta-feira (5), que liderou as duas primeiras sessões de treinos livres para o Grande Prêmio da Espanha, em Jerez. Satisfeito com o ritmo, o espanhol agora disse que vai se concentrar em achar velocidade extra para a classificação.
Pedrosa liderou o molhado FP1 durante a manhã anotando a melhor volta em 1min51s648, o suficiente para ficar à frente de Cal Crutchlow e Jack Miller. À tarde, o espanhol manteve a toada, anotando 1min39s420 na pista já seca.
“Hoje tivemos um bom dia, positivo no molhado e no seco. Nós estávamos tentando trabalhar o máximo porque a pista estava em condições diferentes… mas eu quis ir o mais rápido que pude, porque isso significa mais tempo de pista e ter o bom ritmo já é importante. Hoje tivemos duas motos diferentes e conseguimos experimentar as duas, então amanhã estaremos mais focados em tentar os pneus certos, porque será mais quente e também em melhorar um pouco o feeling, mas começamos bem.” (Dani Pedrosa)
Apesar da sexta-feira nebulosa, a previsão para o sábado é de sol e calor no circuito de Jerez de La Frontera. Condições que Pedrosa conhece bem, por isso o tricampeão aposta que a escolha dos pneus certos fará a diferença na hora da classificação.
“Não há uma grande diferença entre as motos, apenas uma configuração, mas estamos trabalhando para obter um ritmo e descobrir o pneu correto – para amanhã com mais temperatura temos de prestar atenção a isso, e trabalhar no ritmo. Amanhã é dia de classificação, assim é importante ser focado na tarde!”
Pedrosa é um exímio conhecedor da pista de Jerez, já tendo vencido na pista em três oportunidades: em 2005 (ainda nas 250cc), 2008 e 2013. Marc Márquez, por outro lado encerrou o dia de hoje apenas na 14º posição. Valentino Rossi foi 12º e Maverick Viñales, 6º.