Jorge Lorenzo conquistou hoje (7) a pole position para o Grande Prêmio da França em Le Mans. O espanhol não deu nenhuma chance aos seus rivais assegurando a posição de honra com o tempo de 1min31s975. Marc Márquez e Andrea Iannone completam a primeira fila. Valentino Rossi ficou apenas em sétimo.
Lorenzo dominou inteiramente o FP4, o último treino livre que não vale posições no grid de largada. O espanhol começou marcando 1min33s359, trazendo Márquez e Andrea Dovizioso na sequência. Rossi, que havia ido muito mal na sexta-feira vinha em quinto e Dani Pedrosa apenas em 13º.
Quando faltavam 13 minutos, Rossi melhorou bastante subindo para terceiro, à frente de Iannone que também havia conseguido superar seu companheiro de equipe, Dovizioso. No finalzinho, Lorenzo teve tempo para impressionar ainda mais os seus rivais, marcando 1min32s980 e na volta seguinte 1min32s801.
Q1: Espargaró e Petrucci dominam
A primeira fase da classificação começou com Stefan Bradl na frente, que marcou 1min34s668. O alemão da Aprilia, no entanto, logo seria superado por um batalhão de Ducati lideradas por Danilo Petrucci, que cravou 1min33s263.
O italiano, que volta ao mundial depois de se ausentar nas quatro primeiras etapas devido a uma lesão mostrava muita vontade e logo em seguida melhorou ainda mais, para 1min33s348. O favorito, contudo, era Aleix Espargaró, que começou a ameaçar a sua liderança quando marcou 1min33s397.
Na volta seguinte, o espanhol da Suzuki roubaria a ponta de Petrucci, com 1min33s139, tempo que se revelaria suficiente para a pole position. Petrucci bem que se esforçou, mas acabou ficando em segundo, 60 milésimos atrás. Ambos, no entanto, garantiram suas vagas no Q2. Hector Barberá, Scott Redding e Yonny Hernandez vieram na sequência.
Q2: Lorenzo não dá chances a ninguém
A empolgação de Aleix Espargaró continuou na fase decisiva, sendo o primeiro piloto a marcar uma volta rápida, 1min33s415 à frente de Iannone e Rossi. Lorenzo, no entanto, logo pulverizou essa marca com 1min32s437. Na volta seguinte, o espanhol baixou ainda mais, para 1min32s236.
Marquez vinha apenas em quinto e não parecia ter fôlego para vencer as Yamaha e Ducati, que ocupavam as primeiras posições. A situação na Honda se complicou ainda mais quando Dani Pedrosa caiu na primeira curva, quando faltavam apenas cinco minutos para o final. O ritmo intenso também derrubou Iannone, logo em seguida.
Com o cronômetro zerado, Lorenzo encerrou qualquer discussão sobre quem seria o pole position, com o tempo de 1min31s975. Em sua última tentativa, Márquez melhorou bastante e pulou para segundo, ainda assim a 0s441 do líder. Iannone conseguiu voltar para mais algumas voltas e garantiu a terceira posição na última fila.
Pol Espargaró surpreendeu no final, conquistando uma excelente quarta posição. O espanhol ficou à frente de Dovizioso e de seu companheiro de equipe, Bradley Smith, que completou a alegria na equipe Tech3 Yamaha. Apesar do esforço, Rossi ficou apenas em sétimo, a 0s854 de Lorenzo. Maverick Viñales, Cal Crutchlow e Petrucci fecharam os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.