Hoje (7) completamos 10 anos sem o extraordinário Norick Abe, um dos pilotos de 500c/MotoGP mais carismáticos de seu tempo. Para relembrá-lo, veja esse pega sensacional que o japonês travou com Max Biaggi e Kenny Roberts Jr… em Jacarepaguá, Brasil!
Com seu característico cabelão balançando ao vento e um estilo agressivo, Abe era daqueles pilotos que entusiasmavam e, quando estava nos seus melhores dias, ninguém conseguia segurar. Foi o caso dessa ocasião, no também finado autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro.
Abe (na Yamaha #6), Biaggi e Roberts Jr praticamente se estapeavam pela vitória, que acabou sendo decidida na última curva: o italiano fez uma magistral manobra, vindo por fora para vencer a prova. O japonês, no entanto, foi mais corajoso e deixou para frear no último segundo conseguindo ficar na frente na reta que leva a linha de chegada.
Essa foi a segunda das três vitórias de Abe na categoria rainha, a última acontecendo no GP do Japão de 2000. Se despediu da MotoGP em 2004, correndo mais dois anos de World Superbike. Em 7 de outubro de 2007 foi atingido por um caminhão quando trafegava de scooter no Japão.A morte foi declarada duas horas depois com apenas 32 anos.