Imagens surgiram na internet, nas últimas horas, afirmando que a Honda estaria próxima de apresentar uma “CBR250RR-R” com um motor de quatro cilindros para rivalizar com a Kawasaki Ninja ZX-25R na Ásia. Será mesmo?
As imagens muito bem feitas mostram uma motocicleta de frente e de traseira, com uma carenagem muito semelhante à CBR1000RR-R mais recente e o coletor de escape com quatro canos reluzentes bem visíveis para deixar clara a motorização de quatro cilindros.
Há também imagens do painel digital de TFT com diversas informações, incluindo o ângulo de inclinação da motocicleta, algo extremamente sofisticado para uma 250cc. Há ainda um slogan, “Total Control” como se até a campanha publicitária já estivesse pronta.
Nenhuma de nossas fontes havia falado sobre isso antes, então resolvemos investigar. A maioria das notícias relacionadas a uma “CBR250RR-R” vem da Indonésia, país asiático onde a Honda tem uma grande fábrica, e ligadas à Iwan Banaran, uma figura influente no motociclismo de lá.
Mas, na verdade, essas fotos animadas em 3D acabaram sendo feitas mesmo por um designer digital chamado Syaldilah Rizkia e publicadas por meio da conta do Instagram @esserrahh. Essas renderizações estão postadas desde junho passado.
As imagens viralizaram apenas recentemente porque foi compartilhada por muitas pessoas nas últimas horas. O próprio autor também reclamou que suas criações eram frequentemente espalhadas sem incluir as fontes originais. Detalhes semelhantes aos folhetos da fabricante reforçam a farsa.
De qualquer modo, seria interessante a Honda disponibilizar uma CBR250RR-R de quatro cilindros. Desde que foi introduzida em 2019, a Kawasaki Ninja ZX-25R atraiu muita atenção e até ganhou uma versão para o ocidente, a ZX-4R, que acaba de chegar ao Brasil.
Essa também não seria a primeira vez que a marca da asa faria uma coisa dessas. Nos anos 1980 e 1990, eles disponibilizaram, no Japão, uma CBR 250 de quatro cilindros, que chegou a ter 45 cv a 18.500 rpm. Motos como essa eram muito populares na época e você pode ler mais sobre elas aqui.
Enquanto isso, a Honda CBR250RR real da empresa não é uma moto menos interessante. Atualizada para 2023, a pequena esportiva de dois cilindros rende 42 cv a 13.000 rpm, tem câmbio de seis marchas, acelerador eletrônico, display totalmente digital e até quickshifter.