A KTM apresentou hoje (16) a sua linha enduro para 2018 com os novíssimos e aguardados motores de 2 tempos com injeção eletrônica. Os modelos 250 EXC TPI e 300 EXC TPI prometem revolucionar o mercado.
Os motores trazem como grande diferencial o sistema de injeção eletrônica, batizado de TPI (Injeção de Transferência de Porta). De acordo com a marca austríaca, isso significa que os bicos injetores duplos disparam diretamente para a porta de transferência, um método que suaviza a entrega de potência e reduz drasticamente o consumo.
Isso também significa que nesses motores não há necessidade da famosa “pré-mistura” de combustível, assim como também não há necessidade de mudar o jato para diferentes objetivos. A ECU contém sensores que se auto regulam e determinam o tempo de ignição perfeito e a injeção mais correta possível.
Além da parte eletrônica, a KTM também alternou o cilindro, caixa de filtro de ar, bomba de óleo, tanque de combustível e o próprio quadro para abrigar a tampa do reservatório de óleo e a mangueira para o tanque de óleo, que passa por dentro do quadro.
“É um momento de muito orgulho para nós desvendar as primeiras motos de 2 tempos com injeção eletrônica de série do mundo“, disse Joachim Sauer, gerente de produto da KTM. “Estamos comprometidos em desenvolver essa tecnologia revolucionária e nossa meta era criar uma moto que não fosse complexa, mas simples como uma carburada e com todos os benefícios da injeção de combustível“, explicou.
Sinônimo de desempenho e fácil manutenção nas décadas de 60 a 80, os motores de dois tempos foram gradualmente perdendo espaço para os de 4 tempos, a medida em que a tecnologia avançava. Na virada do século, vários países proibiram a sua comercialização urbana devido à seu alto índice de poluição.
Considerados “mortos” por um tempo, os motores de dois tempos ganharam uma sobrevida no off-road, onde pilotos de motocross continuram apreciando seu alto torque e engenharia simples. A expectativa é de que a KTM agora faça modelos urbanos com essa tecnologia.
Os modelos 250 EXC TPI e 300 EXC TPI estarão disponíveis nas concessionárias europeias a partir de junho. Os preços ainda não foram revelados e a KTM afirmou que irá divulgá-los em uma próxima ocasião.