Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

A Ducati GP24 é “muito mais fácil” de pilotar que a GP23, afirma equipe VR46

Lucas Carioli 29 de agosto de 2024

O ex-piloto e gerente da equipe VR46 Pablo Nieto revelou as diferenças entre a Ducati GP24 e GP23 que o time está utilizando esse ano que explicam o abismo que se abriu entre as equipes nessa temporada.

Bezzecchi e Márquez, com a GP23 tentam acompanhar Martin, de GP24.

A Ducati deu um grande passo a frente com a Desmosedici GP22, que fez Pecco Bagnaia campeão em 2022 encerrando um jejum de títulos que já durava desde 2007. Potente, com farto downforce e muito maleável, a moto foi passada às equipes satélites, como a VR46, no ano seguinte.

Isso fez com que pilotos com Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio fossem muito bem e até vencessem corridas em 2023. Enquanto isso, a Ducati de fábrica e a equipe satélite Pramac tinham a sua disposição a nova GP23, considerada por todos como rápida, mas agressiva e imprevisível.

Mesmo assim, Bagnaia e Jorge Martin monopolizaram a briga pelo título e o mesmo procedimento aconteceu esse ano, com a GP23 sendo repassada para as equipes VR46 Team e Gresini Racing. Ducati e Pramac ficaram com a nova GP24, que segundo Pablo Nieto, é mais suave.

“No ano passado, a diferença entre uma moto e a outra não era tão grande. Este ano, eles deram esse pequeno passo”, revelou Nieto ao Autosport. “Mais do que a diferença, acho que é a maneira como a moto é pilotada. A GP24 é uma moto muito mais simples, muito mais suave. Na GP23, a potência máxima do motor é muito mais agressiva. E isso, quer você goste ou não, torna a pilotagem muito pior.”

Esse ano, com a GP23, a VR46 conseguiu um único pódio após as 11 primeiras etapas da temporada, com Bezzecchi no GP da Espanha em abril. Porém é Di Giannantonio quem apresenta o desempenho mais consistente e frequentemente está na frente do colega de equipe, na pista e no campeonato.

“Di Giannantonio está fazendo um trabalho espetacular. Ele é quase sempre o segundo melhor GP23 [atrás de Márquez], o que eu acho muito importante, sabendo que Marc está sempre lá”, prosseguiu Nieto. “Entre agora e o final do ano, acho que podemos até lutar por um pódio, que acho que seria o principal este ano.”

No GP da Áustria, realizado há duas semanas, três Ducati GP24 cruzaram a linha de chegada nas três primeiras posições, quase 14s a frente de Marc Márquez em uma GP23. O espanhol teve um problema com o dispositivo de largada e ainda tocou-se com Franco Morbidelli em outra GP24.

Em 2025, com a saída da Pramac para a Yamaha, a moto do ano, no caso a GP25, ficará com os dois pilotos de fábrica e as outras duas divididas, uma para a VR46 (Di Giannantonio) e a outra com a Gresini (Alex Márquez). Morbidelli e o novato Fermin Aldeguer ficarão com a GP24.

Continue Reading

Previous: GP da República Checa está de volta em novo contrato de cinco corridas
Next: Chantra entra no lugar de Nakagami que vira piloto de testes da Honda

Leia também

Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda
  • MotoGP

Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda

29 de junho de 2025
Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda
  • MotoGP

Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda

28 de junho de 2025
Quartararo garante a pole na Holanda. Márquez apenas em quarto
  • MotoGP

Quartararo garante a pole na Holanda. Márquez apenas em quarto

28 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.