Pela primeira vez em muitos anos, a Yamaha não terá uma equipe de fábrica nas 8 Horas de Suzuka. Isso não quer dizer que a marca dos diapasões ficará sem representação. Esta será da equipe YART com o experiente trio, Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika.

A YART (sigla para Yamaha Austrian Racing Team) é a principal representante da Yamaha no Mundial de Endurance (FIM EWC) e Canepa, Fritz e Hanika acabaram de vencer as 8 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no fim de semana passado.
Nas 8 Horas de Suzuka, a equipe de Mandy Kainz correrá com o nome de “Yamalube YART Yamaha Official EWC Team” e terá uma pintura especial que foi revelada ontem: o azul escuro da marca recebeu uma boa dose de preto, branco e azul claro.
A Yamaha dominou as 8 Horas de Suzuka entre 2015 e 2018 vencendo quatro edições seguidas com uma equipe genuinamente de fábrica (Yamaha Factory Racing) e pilotos convidados da MotoGP e WorldSBK, como Pol Espargaró, Alex Lowes e Michael van der Mark.
A equipe YART também participou de todas essas edições, mas essa será a primeira vez que a estrutura de Mandy Kainz receberá todas as atenções da fábrica de Iwata. As 8 Horas de Suzuka estão previstas para acontecer no dia 21 de julho.
Além da Yamaha, a Kawasaki e a Suzuki também não terão equipes de fábrica esse ano. Apenas a Honda Racing Corporation (HRC), vencedora das últimas duas edições, deve retornar esse ano, com a ilustre presença de Johann Zarco como um dos pilotos.