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Ducati fornece mais especificações técnicas de sua moto elétrica em vídeo

Lucas Carioli 1 de julho de 2022




A Ducati divulgou novos detalhes técnicos de seus protótipo de MotoE para 2023. O projeto ainda fornece pistas de como será a primeira motocicleta elétrica da marca em um futuro não muito distante.

Chamado oficialmente de V21L, o protótipo de MotoE já vem sendo testado em pistas italianas, com Mugello e Misano pelos pilotos da marca, Michele Pirro, Alex De Angelis e Chaz Davies. Sem nenhuma experiência em drivetrains elétricos, a Ducati apelou para a sua firma mãe, Audi nesse quesito.

O resultado dessa colaboração é um protótipo com um peso declarado de 224,5 kg (a Energica Ego Corsa atual pesa 250 kg) com uma potência máxima de 147,5 cv de potência e 14,2 kgf.m de torque. A motocicleta já alcançou pouco cerca de 275 km/h em circuitos abertos e rápidos como Mugello.



No coração da máquina está uma bateria de 110 kg (cerca de metade da massa da moto) com capacidade de 18 kWh, ajudando o motor a girar a 18.000 rpm. Uma tomada de carregamento de 20kW também é encontrada na cauda, ​​com um avançado sistema de refrigeração líquida para manter a temperatura sob controle.

Eis que chegamos à grande questão: e a autonomia? A Ducati está reivindicando 45 minutos para recarregar até 80%, embora não tenha revelado quantas voltas o V21L é capaz de dar. Em uma entrevista recente, o diretor da Ducati Corse, Gigi Dall’igna disse que pretende durar mais que as 6 voltas da Energica.

Para mostrar que a moto não é tão diferente assim, a Ducati ainda informou que a cuba de fibra de carbono que mantém a bateria no lugar atua como um membro estressado e usa uma estrutura frontal de alumínio de 3,7 kg, muito semelhante com a de uma Panigale V4.

O braço oscilante de alumínio de 4,8 kg também possui geometria inspirada na Desmosedici de MotoGP, com um subquadro de carbono integrando. A suspensão é composta de garfos invertidos Öhlins NPX 25/30 de 43 mm retirados da Superleggera V4. Para frear, discos robustos de aço duplo de 338,5 mm na frente.

Este é claramente um investimento no futuro da Ducati, que caprichou para valer no visual da moto elétrica, como você pode ver nas fotos de estúdio disponibilizadas abaixo. Não deixe de conferir também o técnico da empresa, pois está cheio de insights e visuais interessantes.




Tags: Ducati MotoE Motos Elétricas

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