As 8 Horas de Suzuka desse ano serão especialmente interessantes. Além das presenças oficiais de Yamaha e Honda, a Kawasaki acaba de anunciar que também estará presente com o tricampeão do Mundial de Superbike, Jonathan Rea.
O britânico irá pilotar uma Ninja ZX-10RR na tradicional prova japonesa ao lado dos pilotos Leon Haslam e Kazuma Watanabe. Juntamente com a equipe oficial da Suzuki (SERT), a batalha pela vitória promete ser épica entre as quatro grandes marcas.
“Suzuka é o maior teste para homem e máquina. É como uma montanha-russa emocional durante a corrida e estou muito animado por voltar nesta temporada”, disse Rea no comunicado de imprensa da equipe. “É um circuito muito desafiador e realmente se adapta às características da moto em si. Fazer parte do Team Green e pilotar a ZX-10RR é um sonho que se tornou realidade”, disse Haslam.
O interesse pelas 8 Horas de Suzuka ganhou um novo impulso a partir de 2015, quando a Yamaha trouxe a nova YZF-R1 ao circuito, conduzida pelos então pilotos de MotoGP da marca, Pol Espargaró e Bradley Smith. A marca dos diapasões vence a corrida ininterruptamente desde então.
Além da Kawasaki, o sucesso da Yamaha motivou o retorno da Honda como equipe oficial, o que não acontecia desde 2008. Eles irão competir com a nova geração da Fireblade em uma máquina ainda mais apimentada, chamada CBR1000RRW. A corrida acontece entre 28 e 30 de julho.