Os organizadores das 8 Horas de Suzuka e do Mundial de Endurance anunciaram, essa semana, o cancelamento da edição 2021 do evento. É o segundo ano consecutivo que a maior corrida de longa duração em duas rodas não será realizada.
Os motivos, como você deve imaginar, é a Covid-19, que está em alta na Ásia, incluindo o Japão, recém saído de um grande evento, as Olimpíadas de Tóquio. Ontem (19), o país registrou mais de 25.000 novos casos da doença, recorde absoluto desde o início da pandemia.
“Estávamos nos preparando para as 8 Horas de Suzuka que seria realizada pela primeira vez em dois anos, mas foi tomada a difícil decisão de que não temos escolha a não ser cancelá-la“, disse o diretor da empresa que gerencia o evento, Kaoru Tanaka. “É um resultado muito lamentável para nós sermos forçados a cancelar a corrida pelo segundo ano consecutivo, porque é um evento muito importante para todos. Mas continuaremos a nos preparar para 2022 e nos esforçaremos para torná-lo ainda mais atraente do que nunca para os fãs e todos os interessados.“
O Mundial de Endurance, que já tem poucas etapas anuais, a maioria delas em diferentes continentes, é uma das categorias que mais vem sofrendo com a pandemia. No lugar de Suzuka, os organizadores anunciaram uma nova corrida, as 8 Horas de Most, na República Checa. Ainda assim, o calendário 2021 do campeonato terá apenas 4 etapas.
“Em nome da FIM, gostaria de oferecer uma palavra de otimismo para o futuro, pois estou confiante de que este evento emblemático voltará mais forte do que nunca“, disse o Presidente da FIM, Jorge Viegas. “A fim de manter o número de eventos, vamos ativar o plano B com uma corrida no Autódromo de Most na República Tcheca em 9 de outubro. Será um evento misto de carros e motos, como aconteceu na Eslováquia e na Malásia há dois anos.“
Na última edição realizada, em 2019, a vitória ficou com a equipe oficial da Kawasaki, o que não acontecia desde 1993 e também encerrou um domínio da Yamaha que já durava desde 2015. A próxima etapa é as 24 Horas de Bol d’Or, no circuito de Paul Ricard, entre 16 e 19 de setembro.