Os organizadores das 8 Horas do Suzuka anunciaram ontem (17) o adiamento da edição 2021, de julho para novembro. O motivo foi a extensão das restrições de saúde e segurança no Japão.
Apesar de a pandemia estar sob controle na terra do sol nascente, existem preocupações com as novas variantes do Coronavírus que foram detectadas nas últimas semanas. Por isso o país mantém um controle rígido sobre a entrada de estrangeiros.
“Estávamos planejando realizar as 8 Horas Suzuka em julho, mas devido às condições projetadas para a pandemia de COVID-19 e fatores como as restrições de viagens, foi decidido adiar o evento para novembro ”, disse Kaoru Tanaka, presidente e diretor representante da Mobilityland Corporation.
“Relativamente a esta mudança de horário, gostaria de estender os meus sinceros agradecimentos à FIM, Eurosport Events, MFJ e aos vários circuitos nacionais pela sua amável compreensão“, destacou. “Nossa empresa inteira está trabalhando agora como uma só para completar os preparativos para garantir que a corrida possa ser realizada em novembro.“
“Sugerimos aos organizadores das 8 Horas Suzuka e das 12 Horas do Estoril que mudassem as datas para o bem do campeonato e para facilitar a deslocação das equipes ao Japão“, disse o líder da Eurosport Events, François Ribeiro. “Nos próximos meses, ainda será difícil ter uma ideia clara sobre a gestão de viagens e o atendimento ao público nos circuitos. A temporada de 2021 será excelente, com uma corrida de abertura em Le Mans e uma grande final em Suzuka para decidir o título.”
A edição de 2020, no entanto, também havia sido originalmente adiada de julho para novembro, antes de ser definitivamente cancelada devido à pandemia. Essa foi a primeira vez que a corrida mais importante do endurance em duas rodas não foi realizada desde sua inauguração em 1978.