Você provavelmente já ouviu falar da Akrapovic, uma fabricante eslovena de escapamentos reconhecida como uma das melhores do mundo, mas talvez não conheça esses 8 fatos sobre a marca.
01 – Seu fundador foi piloto e só pensava em corridas
Igor Akrapovič era um piloto de superbike no final dos anos 80 que estava insatisfeito com os sistemas de exaustão de baixa qualidade disponíveis para o público em geral. “As corridas eram basicamente a única coisa que realmente me interessavam na época“, chegou a dizer.
Por isso, Igor abriu uma loja para construir escapamentos empregando um pequeno número de trabalhadores, em 1991. A ideia era vender silenciadores e sistemas de exaustão de alta qualidade para que corredores de rua tivessem acesso ao mesmo desempenho, confiabilidade e desempenho que os profissionais.
02 – A Kawasaki foi a primeira grande marca a estabelecer parceira com a Akrapovic
Apesar de manter sempre o seu foco no piloto casual, a Akapovic precisou se aliar também aos profissionais para poder sobreviver e crescer. Em 1996, sua reputação em engenharia e desempenho atraiu a equipe da Kawasaki no Mundial de Superbike.
No ano seguinte, Akrapovic e Kawasaki conquistaram juntos sua primeira vitória no principal campeonato de motos de produção do mundo, o que possibilitou que a empresa pudesse mudar sua fábrica para um local maior e melhor em 1999.
03 – A Akrapovic já venceu 100 títulos mundiais
Quando Jorge Lorenzo conquistou o tricampeonato de MotoGP em 2015 com a Yamaha deu à Akrapovič o seu 100º título de campeão mundial. Isso foi apenas 15 anos depois de Colin Edwards (Honda) vencer o primeiro título, no Mundial de Superbike em 2000.
04 – A Akrapovic foi pioneira na utilização de fibra de carbono e titânio
Desde o início, a Akrapovic estabeleceu-se como uma marca pioneira, utilizando tecnologias inovadoras na busca pelo menor peso, melhor construção e mais desempenho. Eles foram os primeiros a utilizar fibra de carbono, superligas, titânio e formas diferenciadas de silenciador.
Isso é tão desafiador quanto parece, mas valeu a pena. Hoje eles são lideres do segmento e a mais recente inovação tecnológica anunciada é um dinamômetro que utiliza as benesses da robótica em suas instalações de alta tecnologia em Ivančna Gorica, na Eslovênia.
05 – A Akrapovic também está presente nas quatro rodas
Embora Igor Akrapovic tenha sido um piloto de motos, a Akrapovic sentiu que também havia uma demanda similar por performance em corridas de quatro rodas. Por isso, eles decidiram ingressar na Fórmula 1 a partir de 2004.
Em 2008, eles entraram também para as corridas de Endurance, onde venceram as 24 Horas de Nürburgring e outro título mundial, no Mundial de Endurance (WEC), com o Audi R18 e-tron Quattro em 2012.
06 – A Akrapovic também acumula prêmios da indústria
Eles não vencem apenas campeonatos de corridas, mas também prêmios da imprensa e indústria. Em 2014, por exemplo conquistaram o renomado “Red Dot Design Award”, graças à linha Evolution Line desenvolvida para a Ducati 1199 Panigale.
A Akrapovic também ganhou o Red Dot pela linha Slip-On da Ducati Multistrada, além do reconhecimento de Melhor Marca concedido pela prestigiada revista alemã Motorrad… por nada menos do que 14 vezes seguidas.
07 – É uma das empresas de peças de reposição mais lucrativas do mundo
A Akrapovic emprega mais de 1.200 pessoas e registra vendas de mais de US$ 110.000.000 (R$ 423.500.000) por ano, o que é surpreendente para uma empresa considerada como “aftermarket“, ou seja, de peças de reposição.
08 – Eles nunca descansam sobre os próprios louros
Igor Akrapovič compara a história de sua empresa a uma corrida de resistência, em vez de uma sprint, pois eles estão está sempre procurando expandir e desenvolver novas tecnologias. Uma nova fábrica foi inaugurada em 2014, sinalizando que devemos ver muito mais nos próximos anos.