A Suzuki pode não apresentar muitas novidades, mas o que não faltam são projetos interessantes. O mais novo registro de patente revela que a marca japonesa pretende aumentar a visibilidade das motocicletas em relação aos carros dentro de túneis para melhorar a segurança.
Como sabemos bem, motoristas simplesmente não veem motociclistas muito bem, seja porque as motocicletas são relativamente pequenas ou porque carros têm mais pontos cegos. Com o advento das películas escuras de vidros, muitos de nós estamos literalmente invisíveis, principalmente em túneis.
Pensando nesse problema, a Suzuki está desenvolvendo um projeto em que uma espécie de feixe de luz sobe verticalmente até o teto do túnel, para criar algo como um pequeno holofote ou um “halo” alertando os outros para a presença de uma motocicleta. O sistema seria montado na rabeta.
Embora possa haver um interruptor para ativar manualmente a luz dentro do túnel, o sistema também funcionaria automaticamente, sem que o motociclista precise se lembrar de ligá-lo. Isso é possível através do uso de sensores capazes de detectar o nível de luminosidade e a presença de outros carros em volta.
Nos últimos meses temos visto várias tentativas de se aumentar a segurança das motocicletas utilizando sensores. Foi descoberto um projeto da Ford onde os carros detectam a presença de motociclistas no corredor. A Bosch também informou que está trabalhando em sistemas onde a eletrônica interfere na pilotagem em situações de risco.
Ainda na semana passada, a empresa israelense RideVision afirmou estar pronta para disponibilizar um kit de segurança semelhante ao da Bosch, mas que pode ser instalado em qualquer motocicleta. A ideia da Suzuki, no entanto, tem um propósito específico bastante limitado e não parece que seja útil o suficiente para uma adoção generalizada.