Enquanto os primeiros sistemas anticolisão estão apenas começando a aparecer nos modelos mais caros, a startup israelense Ride Vision promete acelerar esse processo com seu dispositivo capaz de vigiar o trânsito em um ângulo de 360º e que pode ser instalado em qualquer moto.
Chamado de Collision Aversion Technology (CAT), o sistema vigia permanentemente os movimentos dos veículos ao redor da motocicleta na estrada, entrando em ação em milésimos de segundo, ou seja, mais rapidamente do que o motociclista mais treinado do mundo conseguiria.
São duas câmeras, uma instalada na parte dianteira e outra na parte traseira da motocicleta. Juntas, elas cobrem 360º graus de visão e assim que um veículo se aproxima em demasia, um sinal eletrônico é enviado ao motor freando ou acelerando, se necessário. Além disso, sinais luminosos fixados nos espelhos pretendem alertar o motociclista.
O sistema é baseado em uma tecnologia que já vem sendo aprimorada em carros, chamada de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Com o surgimento de veículos autônomos, o ADAS está se tornando uma característica central em veículos modernos, mas são novos em motocicletas.
“Enquanto as tecnologias de prevenção de acidentes se tornaram padrão em carros, há um grande potencial para resolver este problema no mercado de motocicletas que responde por 17% de todas as fatalidades no trânsito”, disse Yoav Leitersdorf, gerente da YL Ventures, empresa que liderou a rodada de financiamento do Ride Vision e apoia empreendedores israelenses.
De acordo com a Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), mortes de motociclistas ocorrem quase 28 vezes mais do que com ocupantes de carros. Estatísticas da União Europeia mostram dados semelhantes, por isso a demanda por melhorar essas estatísticas está aumentando entre as fabricantes.
A Ride Vision vem desenvolvendo o seu sistema praticamente ao mesmo tempo em que a Bosch, que acaba de introduzir a primeira versão de seu controle de cruzeiro adaptativo nas novas Ducati Multistrada V4 e BMW R1250RT, ou seja, para poucos. O modelo israelense já está disponível e você pode obter mais informações no site da empresa.