O próximo fim de semana terá a segunda edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps, no lendário circuito belga. A etapa passou a integrar o calendário do Mundial de Endurance no ano passado e espera-se ainda mais esse ano.
Depois de muitos preparativos e adaptações no circuito de 6.985 metros, as 24 Horas de Spa-Francorchamps de 2022 aconteceram entre 4 e 5 de junho e teve a vitória da equipe oficial BMW, com o trio Jérémy Guarnoni, Illya Mykhalchyk e Markus Reiterberger.
Para esse ano, espectadores em 196 países receberão algum tipo de cobertura, 75 deles ao vivo. 37 equipes se inscreveram para a prova que é a segunda do calendário, após as 24 Horas de Le Mans, vencida pela F.C.C. A TSR Honda, do trio Mike Di Meglio, Josh Hook e Alan Techer.
Também está entre os favoritos, o time Kawasaki Webike Trickstar, representante da marca verde no campeonato, com o trio Randy De Puniet, Kazuki Watanabe e Gregory Leblanc. Leblanc integrou, em 2022, o independente Team Beringer que surpreendeu ao terminar em segundo.
Representando a Yamaha, o time YART largou na pole position no ano passado e liderou os primeiros estágios da corrida, até que uma falha no motor os tirou da prova. A Yoshimura SERT Motul, que tinha apoio oficial da Suzuki, segue utilizando os modelos GSX-R1000R, mas de forma independente.
As equipes independentes, por sinal, são muito fortes e conhecidas no Mundial de Endurance, como é o caso da KM99, com sede na Bélgica, do Team Bolliger, da Suíça, juntamente com a francesa Moto Ain e a polaca Wójcik Racing Team, ambas com maquinário Yamaha.
A sessão classificatória que define a ordem de largada acontece nessa sexta-feira (16) entre as 12h00 e as 17h45 no horário local. A largada está prevista para as 14h00 de sábado (17). O canal do FIM EWC no YouTube costuma fazer uma cobertura bem completa da prova, com streamings ao vivo, inclusive.